Seterb inicia vistoria para o transporte escolar na segunda-feira (12/07)

Atendimento precisa ser agendado por telefone ou pelo aplicativo Whatsapp.

Foto: Marcelo Martins [PMB]

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) iniciará a vistoria dos veículos de transporte escolar em Blumenau a partir de segunda-feira (12/07/21). A inspeção é válida para o segundo semestre do ano letivo e deverá ser agendada por meio do telefone (47) 3381-7006 ou pelo WhatsApp (47) 99936-3977.

Após o agendamento prévio, os veículos serão vistoriados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na sede da secretaria, na Rua 2 de Setembro, 1222, no bairro Itoupava Norte.

O diretor de Transportes, Lairto Leite, explica que o serviço garante a segurança dos alunos transportados. “A vistoria é uma das ações preventivas que a Seterb oferece para a comunidade. Desta forma, conseguimos coibir o transporte irregular no município e proporcionar tranquilidade aos pais que contratam este tipo de serviço”, afirma.

Estarão liberados para prestar o serviço somente os veículos que estiverem autorizados pela Seterb, com o Selo Amarelo colado junto ao para-brisa. No primeiro semestre deste ano foram vistoriados 80 veículos.

Durante a vistoria, são avaliadas as condições do veículo, como as luzes, cintos de segurança, pneus, extintores de incêndio, faixas laterais e traseiras amarelas com a indicação de ser veículo escolar, entre outros. Além disto, também são conferidos os documentos do veículo, monitor e motorista.

Documentos necessários

O monitor deve apresentar o RG, uma foto 3×4 e autorização dos pais ou responsáveis em caso de menor de 18 anos. O motorista precisa comprovar curso e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), constando a observação que Exerce Atividade Remunerada (EAR).

O permissionário deve apresentar alvará, vistoria veicular do Inmetro, carteira de vacinação e aferição do tacógrafo. A lista das crianças transportadas também deve ser entregue, podendo ser enviada posteriormente. O condutor precisa estar credenciado na Seterb e possuir a carteirinha que autoriza a prestação do serviço.

Qualquer observação de irregularidade, os pais devem informar a Seterb por meio da ouvidoria do município (156, opção 3), pelo telefone 3381-7022 ou e-mail ouvidoria@seterb.sc.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Blumenau