Homem é levado ao hospital após ser picado por jararaca em Blumenau

Vítima relatou aos bombeiros que o incidente aconteceu enquanto roçava a grama.

Foto (ilustrativa): Murilo Gualda [Getty Images] via Canvas

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado às 14h32 desta terça-feira (7/05/24) para socorrer um morador na Rua Herman Bartel picado por uma cobra. O imóvel fica localizado no bairro Velha, em Blumenau.

A vítima foi encontrada sentada, orientada, com dor intensa no braço esquerdo. O local do ferimento estava muito inchado. De acordo com os bombeiros, o homem relatou que estava roçando a grama, quando por volta do meio-dia, foi picado por uma jararaca.

Mas o morador só acionou os bombeiros depois de duas horas e meia. Após receber o atendimento pré-hospitalar, ele foi encaminhado ao Hospital Santo Antônio. A cobra não tinha sido capturada.

Segundo o Iinstituto Butantan, o veneno da Jararaca (Bothrops jararaca) muda de acordo com a idade. Os animais juvenis tem maior ação anti-coagulante, mas na fase adulta a ação inflamatória e local é mais intensa.

Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas, como nas gengivas e nariz.

As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal aguda. De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo das jararacas é o maior causador de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil em 2022, e é responsável por mais de 72% dos casos no estado de São Paulo, de acordo com informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).