domingo, 28 novembro 2021
InícioGeralReunião nesta sexta (08) define novos rumos para as obras da Rua...

Reunião nesta sexta (08) define novos rumos para as obras da Rua Prof. Jacob Ineichem

Obras_R-Jacob-Ineichen_16

Texto e foto: Luciano Bernz

As obras de pavimentação da Rua Professor Jacob Ineichen, no bairro Itoupava Central, que já seguiam em passos lentos, tiveram suas atividades praticamente suspensas nos últimos dias. O motivo seria a falta de uma certidão negativa federal da empresa responsável pela obra, para poder receber o pagamento da prefeitura municipal.

Obras_R-Jacob-Ineichen_21

Obras_R-Jacob-Ineichen_24

Na manhã desta sexta-feira (08), aconteceu uma reunião em frente ao nº 5626, que contou com a presença do Deputado Estadual Paulo França, o Secretário de Obras Carlos César Leite, os vereadores Marcos da Rosa (DEM), Antônio Veneza(PSD) e os assessores dos vereadores Adriano Pereira(PT) e Jens Mantau (PSDB), além dos membros da comissão de moradores.

Nesta reunião, ficou acertado o seguinte cronograma para o mês de agosto:

  • Dia 15 – conclusão da base imprimada;
  • Dia 22 – conclusão da capa asfáltica até a esquina das Ruas Jacob Ineichen com a Rudolfo Walter.

Assim que for concluído esse cronograma, será feito a programação para as obras das calçadas e construção da ponte.

O Deputado Estadual Paulo França, que  esclareceu os motivos da lentidão da obra.

O Blumenauense: Deputado, o que ocasionou o não cumprimento do cronograma inicial e quase paralisação da obra?

Paulo França: Na realidade a empresa que foi contratada pela prefeitura, está passando por uma série de dificuldades. Essa empresa foi negociada, tem uma nova diretoria, que está buscando todas as correções com relação às negativas e uma série de situações. É uma transação empresarial. E nós, reunidos aqui com os representantes dos moradores, optamos por um cronograma, ao invés de partirmos para um processo rescisório de contrato, construímos essa situação.

Temos aqui o município, através da Secretaria de Obras, a comissão de moradores, que está agregada a cinco vereadores que estão acompanhando. Isso representa um terço da Câmara Municipal. Para ver a importância que é esse corredor de serviço.

Estamos avançando gradativamente dentro desse processo de pavimentação. Com essa reunião, esperamos a conclusão da capa asfáltica. Ainda ficará pendente a ponte e as calçadas. Mas estamos conseguindo avanços, apesar de lentos. Evitando assim um novo processo licitatório e uma correção de preços que pode talvez até inviabilizar a obra.

O Blumenauense: Os recursos para esta obra tem um prazo para serem usados. Com este atraso, não se corre o risco de perdê-los?

Paulo França: Nós estamos acompanhando a liberação destes recursos que vem do PAC das Itoupavas, um convênio com o Ministério da Integração. Nós temos nossa equipe lá que faz a gestão e o acompanhamento desse prazo. Foi feita a prorrogação desse contrato, até julho de 2015. Então, temos mais 12 meses para concluir todo o programa, que inclui os PACs das Itoupavas, Velha e Garcia; que ainda tem algumas ações à serem feitas. Aqui nós ainda temos uma ponte para construir, que deve demorar pelo menos uns 120 dias. Estamos gerenciando esta licitação para trazer o melhor resultado possível para esta comunidade e para a cidade.

O diretor da Associação de Moradores Amigos das Tatutibas, Ailton de Souza (Ito), disse que a comunidade tem que ter paciência e dar mais esse voto de confiança.

A comunidade está apreensiva, mas ao mesmo tempo temos que ter paciência, porque não tem hoje como entrar com uma ação para parar a obra, senão os recursos voltam para Brasília. Se isso acontecer, só poderemos tentar conseguir essa verba para conclusão no ano que vem. Precisamos ter paciência e dar mais esse voto de confiança para a empresa e o poder público, para tenhamos a conclusão da pavimentação da Rua Jacob Ineichen o mais breve possível”. conclui o diretor.

Temos a expectativa que esta obra tão importante para a região das Itoupavas seja concluída. A Rua Jacob Ineichen, é uma das alternativas para desafogar o trânsito na Rua Dr. Pedro Zimmermann. Quem vem da Vila Itoupava pode utilizá-la para acessar a BR-470 e Pomerode.

 O asfalto está pronto até as proximidades do cemitério. Falta um bom trecho ainda. Veja algumas imagens.

Obras_R-Jacob-Ineichen_07

Obras_R-Jacob-Ineichen_20

Obras_R-Jacob-Ineichen_18

Obras_R-Jacob-Ineichen_08

Obras_R-Jacob-Ineichen_14

Obras_R-Jacob-Ineichen_09

Obras_R-Jacob-Ineichen_10

Obras_R-Jacob-Ineichen_17

Obras_R-Jacob-Ineichen_12

Obras_R-Jacob-Ineichen_13

Obras_R-Jacob-Ineichen_11

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS