Novos servidores da rede de ensino passam por capacitação de segurança em Blumenau

"Terrorismo Doméstico com Múltiplas Vítimas" é ministrado pela Polícia Militar desde 2023, quando ocorreu o ataque à creche.

Foto: Marcelo Martins [PMB]

Os novos servidores da Rede Pública Municipal de Educação de Blumenau foram capacitados nesta terça e quarta-feira (23 e 24/04/2024) no curso “Terrorismo Doméstico com Múltiplas Vítimas”. A capacitação de 4 horas é promovida pela Secretaria de Educação (SEMED) e ministrada pela Polícia Militar, com o objetivo preparar os profissionais com estratégias de enfrentamento em situações de ataques no ambiente escolar.

As informações são baseadas no protocolo de esconder, fugir e lutar, minimizando ou eliminando qualquer dano causado pelo agressor até a chegada das forças policiais. As técnicas seguem doutrina internacional e, no Brasil, são consolidadas pela Lei Antiterrorismo 13.260/2016.

A partir do atentado Centro de Educação Cantinho Bom Pastor, a SEMED tem buscado construir diversas estratégias de prevenção e enfrentamento ao extremismo violento nos ambientes escolares.

“Desde abril do ano passado, a SEMED tem desenvolvido inúmeras medidas para reforçar a segurança nas nossas escolas e Centros de Educação Infantil. A capacitação dos nossos servidores é essencial para que eles saibam como agir em situações de ameaças no ambiente escolar”, destacou a secretária de Educação, Sonia Cipriani.

Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]
Foto: Marcelo Martins [PMB]