segunda-feira, 6 dezembro 2021
InícioCulturaIniciou na quinta (7) a 3º Temporada de Exposições do Museu de...

Iniciou na quinta (7) a 3º Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau

Temporada-exposicoes-MAB-Ag2014_27

Fotos e texto: Luciano Bernz

A abertura da 3º Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), teve  a sua abertura por volta das 19h desta quinta-feira (7) na Fundação Cultural de Blumenau.  A exposição reúne as artistas plásticos com as obras “Matéria Efêmera” de Hermínia Metzler, Marcia Mazzoni e Rosilene Horta, “noscasulos” de Maria Carmen von Linsingen, “Pulsar da Vida” de Ilca Barcellos, “Desenho-Pintura (Linhas-Pensamentos)” de Kelly Kreis Taglieber, “Des Ciels” de Lorena Acin e “Metametria ou Metametria” de Fernando Quitério.

Temporada-exposicoes-MAB-Ag2014_25

Um dos momentos especiais da noite, foi o lançamento de três livros:

Sono – o autor Luís Bogo é filosoficamente despretensioso, mas ao mesmo tempo provocativo, pois faz alguns questionamentos existenciais a partir de constatações cotidianas, partindo de impressões ligeiras para reflexões um tanto mais profundas.

AMA/DOR/A – livro composto por 39 poesias de Diedra Roiz, mostrando a mulher como protagonista, narradora, sujeito, desejante, portadora da voz, do ponto de vista e do discurso.

Pantanal – Os Quatro Elementos – no livro escrito por Dario Beduschi, as emoções são fortes e envolventes. Há o retrato das mais belas paisagens, a pesca rica e abundante nas águas dos rios do Mato Grosso do Sul, o que revela uma empatia àqueles lugares e fortemente vem os empreendimentos, o profissionalismo, a fidelidade, a solidariedade, a amizade, a vida do dia-a-dia, ritmadas, pela ética, pela compreensão, pela iniciativa e pela coragem.

Temporada-exposicoes-MAB-Ag2014_02

Temporada-exposicoes-MAB-Ag2014_29O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio João Zimmermann Neto, conversou com nossa equipe. Ele destacou que o Museu de Arte de Blumenau já tem uma história em nível estadual. A Temporada de Exposições dá a oportunidade aos artistas mostrarem seus trabalhos e permite um momento agradável de conversa sobre cultura e arte.

O Museu de Arte de Blumenau, tem uma história na cidade, no Vale do Itajaí e no Estado. É o mais antigo Museu de Arte do estado de Santa Catarina. Ele se renova. A cada dois meses abrimos uma nova Temporada de Exposições, com artistas do Brasil inteiro que se cadastram no nosso conselho, mostram suas obras, promovem um intercâmbio com os artistas locais e depois se permite a visitação de blumenauenses, turistas, enfim, gente interessada em arte.

E além desta noite onde nós abrimos as exposições, também convidamos outros artistas. Hoje por exemplo temos o lançamento de três livros. Então, são três escritores daqui, com a oportunidade de agregar o seu trabalho nas exposições e dar publicidade para aquilo que fazem. Outro ponto do evento é o encontro de pessoas que fazem parte do cenário cultural. Promovemos neste momento uma conversa muito agradável sobre cultura e arte. Não é só uma simples exposição.

Estamos em um Museu de Arte, onde existe um conselho, uma curadoria que seleciona e organiza como devem ser as exposições. É um local muito especial, que permite a experimentação, a novidade e que o artista divulgue suas potencialidades.

Os artistas que fizeram parte desta terceira edição da Temporada de Exposições, foram homenageados com um certificado de participação no evento.

Temporada-exposicoes-MAB-Ag2014_30

O show a parte ficou por conta da Banda Municipal de Blumenau, que com muita descontração, alegrou o público presente com o repertório que foi executado no show de aniversário dos 52 anos, comemorados dia 31 de julho no Teatro Carlos Gomes. Após a apresentação da Banda, a Fundação Cultural ofereceu um coquetel ao público presente.

Veja mais fotos do evento nesta galeria de imagens:

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS