Procon de Blumenau registrou 6.340 reclamações em 2016

 

 

Na manhã desta quinta-feira (15/12/16), o Procon de Blumenau divulgou os dados do órgão em 2016. Foram 21.342 atendimentos que resultaram em 6.340 reclamações formalizadas. Por descumprirem o Código de Defesa do Consumidor, 1.085 empresas foram notificadas e 252 multadas

Através do trabalho do Procon, foram realizadas 1.201 audiências realizadas. O diretor do Procon, Rodrigo Eduardo Estevão, disse que o número de atendimentos está na média dos últimos anos, e o de processos administrativos está diminuindo. “Acredito que as empresas estão se conscientizando mais dos direitos dos consumidores”, comentou.

Outra mudança foi com Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), onde 80% dos 2.400 casos atendidos foram resolvidos em até dez dias. “Essas novas práticas aceleram as demandas e diminuem o tempo de espera”, avaliou Estevão.

Além dos atendimentos presenciais na sede, o Procon também tem serviços nas intendências do Garcia e da Vila Itoupava, com 583 atendimentos no ano. Já a unidade móvel somou 1.222 atendimentos em 55 locais diferentes. Destes, 151 processos foram abertos.

O Procon trabalha até hoje, sexta-feira (16) quando a prefeitura entra em férias coletivas, voltando no dia 23 de janeiro de 2017. Neste período o órgão funciona em sistema de plantão pelo e-mail procon@blumenau.sc.gov.br e nos telefones/WhatsApp (47) 99968-6796, (47) 99980-1919 e (47) 99659-5358.

Com informações de Julimar Pivatto (PMB)