Criminosos utilizam tragédia no Rio Grande do Sul para aplicar golpes com nome da Havan e Luciano Hang

Perfis falsos e sites fraudulentos utilizam as enchentes no estado para enganar e arrecadar dinheiro.

Golpistas têm se aproveitado da tragédia recente no Rio Grande do Sul para aplicar golpes utilizando a imagem da Havan e do empresário Luciano Hang. Nesta semana, foram identificados perfis nas redes sociais que recriaram a voz do empresário com o uso de inteligência artificial, afirmando que a empresa estaria promovendo ofertas de produtos para ajudar as vítimas das enchentes no estado.

Além disso, criminosos criaram um site fraudulento solicitando doações via PIX, supostamente em nome da Havan, para apoiar os afetados pelas enchentes. A varejista alerta que o único meio legítimo de contribuição é o Troco Solidário, que só pode ser realizado presencialmente em uma das 176 megalojas em todo o Brasil, sem a necessidade de compras.

A Havan lamenta que, em um momento tão triste, criminosos mal-intencionados aproveitem para enganar o público. A empresa reforça que todas as promoções e ofertas são divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais, como o perfil @havanoficial nas redes sociais e o site havan.com.br. O setor jurídico da Havan está atuando para identificar e punir os responsáveis pelos golpes.