Entre sexta-feira (2/04/21) e domingo (4) os cinturões noturnos da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) abordou 520 condutores em diversos pontos de Blumenau. Durante as fiscalizações, 408 deles foram submetidos ao teste do bafômetro, dos quais sete apontaram positivo para embriaguez ao volante.
No mesmo período foram registrados 18 acidentes, sendo 10 com gravidade. Sete pessoas precisaram receber atendimento médico no local ou tiveram que ser encaminhadas para hospitais.
O número de condutores embriagados (positivo para o teste do bafômetro) neste fim de semana caiu 41,6% se comparado ao mesmo período da semana passada, quando 12 pessoas foram abordadas dirigindo sob efeito de álcool.
As fiscalizações diárias dos chamados “Cinturões noturnos” foram retomadas em 2021 no dia 22 de fevereiro. As ações são desenvolvidas em vias de ligação entre os bairros do município.
Nunca é demais lembrar que Código Brasileiro de Trânsito (CTB) prevê autuação pela infração de embriaguez no trânsito, retenção da carteira de habilitação (CNH), pagamento de multa no valor de R$ 2.934,70 e a possibilidade de ter o direito de dirigir suspenso por um ano. Com tantos motoristas de aplicativo, é sempre mais barato contar com os serviços deles na volta para casa depois de ingerir bebida alcóolica, do que arriscar esse prejuízo financeiro, além do risco de ficar preso.