quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioGeralETEVI reedita projeto da horta orgânica

ETEVI reedita projeto da horta orgânica

Horta-organica_ETEVI_01

Texto e fotos: Giovana Pietrzacka

Curiosidade e ansiedade. Estes foram os sentimentos dos alunos do 1º ano da Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) durante a apresentação do projeto Horta Escolar. “A ideia está sendo reeditada com o propósito de incentivarmos os alunos em projetos de iniciação científica”, disse o diretor da ETEVI, Manoel Fonseca Rocha.

O projeto será conduzido e orientado pelo professor de Biologia, Ricardo Kramer. A cada item da apresentação teórica do projeto, que ocorreu nesta terça-feira (31 de março), os alunos já queriam interagir e apontar ideias. A curiosidade aflorava a cada termo usado, como composteira, minhocário, pluviômetro ou plantas bioinseticidas.

Horta-organica_ETEVI_03

Quando o grupo foi conhecer o espaço onde ficam os canteiros, todos queriam saber quando colocariam a “mão na massa”, tamanha a ansiedade. O professor Ricardo Kramer lembrou que a primeira aula prática se dará, portanto, na próxima semana, às terças-feiras à tarde.

Ele destacou que a horta será totalmente orgânica, sem uso de nenhum tipo de agrotóxico. “Nossa ideia com a proposta é trabalhar os seguintes conceitos ou habilidades: responsabilidade, educação ambiental, alimentação saudável, trabalho em equipe, habilidades práticas e disseminação do conhecimento adquirido”, falou.

Horta orgânica

O projeto consiste na aprendizagem sobre a realização de uma horta no espaço da Universidade para despertar a postura científica, por meio de métodos de observação e investigação, como também propiciar o desenvolvimento da cidadania, através do conhecimento e convivência de comunidades educativas de diferentes realidades sociais.

O projeto da horta orgânica integra o Programa de Iniciação Científica o qual permite o trabalho multidisciplinar a partir das três grandes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e Matemática.

Horta-organica_ETEVI_02

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS