Deputados denunciam a precariedade dos aeroportos em Santa Catarina

Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz
Aeroporto de Florianopolis
Aeroporto de Florianopolis

 

Os parlamentares denunciaram a precariedade dos aeroportos catarinenses durante a sessão ordinária da tarde desta quarta-feira (6/7/16) da Assembleia Legislativa. “O estado tem a melhor rede de aeroportos do país distribuídos geograficamente, mas o aeroporto de Chapecó não conta nem com o sistema ILS (para pouso por instrumentos), se tivesse muitos dos vôos não teriam sido cancelados”, afirmou Valdir Cobalchini (PMDB), que alertou para insegurança gerada pela falta desses equipamentos. “Nossos aeroportos são acanhados e sem uso adequado”, advertiu o deputado, que fez um apelo ao governo federal para reverter a situação.

Maurício Eskudlark (PR) avaliou que o assunto é delicado. “O governo federal tem dificuldade até para investir no aeroporto de Chapecó”, destacou Eskudlark. Luciane Carminatti (PT) lembrou que o aeroporto de Chapecó foi o que mais cresceu em volume de passageiros no interior do país. “As viagens aéreas não são apenas para turismo, mas para negócios e trabalho”, argumentou a deputada.

Julio Ronconi (PSB) criticou o aeroporto da capital. “É muito precário”. Já o deputado Leonel Pavan (PSDB) voltou as baterias para o aeroporto de Navegantes. “Quando uma aeronave prepara-se para pousar a aeromoça fala ‘aeroporto internacional de Navegantes’, é uma vergonha”, classificou o ex-governador.

Agora resta saber o que esses deputados farão – dentro do alcance de suas possibilidades e função – para melhorar as condições dos aeroportos catarinenses. Os números de nossa economia sempre tem se destacado, mesmo em meio a crise, mas a estrutura do meio de transporte mais utilizado pelos executivos das grandes empresas para viagens distantes, não tem acompanhado esse ritmo.

Com informações da agência ALESC