Saúde fará ação de conscientização com médicos sobre a necessidade do Tamiflu

 

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, vai fazer uma forte ação de conscientização junto a médicos, principalmente de postos de saúde e unidades de pronto-atendimento de todo o Estado, sobre a necessidade de prescrição do medicamento Tamiflu nas primeiras 48 horas após o surgimento dos sintomas básicos da gripe (febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, dor muscular e coriza).

A constatação é de que está havendo, por diversos motivos, muita resistência ao protocolo do Ministério da Saúde que recomenda a ingestão do Tamiflu em até 48 horas. Hoje, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, o tempo médio de prescrição do medicamento está na faixa do seis dias após o primeiros sintomas – prazo muito tardio.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde, com a ingestão do Tamiflu em até 72 horas, a gripe evolui para cura; após este prazo, pode ir a óbito. “Aos primeiros sintomas, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima. E, confirmado o diagnóstico, o profissional deve prescrever o consumo imediato de Tamiflu”, destaca o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing.

Fonte: Secretaria da Saúde de SC