Santa Catarina inicia semana com tempo firme, mas frente fria traz mudanças

Há previsão de temporais, chuvas intensas, rajadas de vento de até 70 km/h e frio. em diferentes regiões do estado.

Foto: Simone Kertischka Zimmermann | @vidadebonecaatelie

O tempo firme predomina em Santa Catarina no início desta semana, com uma massa de ar fria proporcionando dias ensolarados, pouca nebulosidade, manhãs frias e tardes amenas, conforme informações da equipe de Meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC). As temperaturas devem subir gradualmente ao longo da semana.

Essas condições estáveis persistem até quinta-feira (23/05/24), quando a formação de uma frente fria começa a alterar o clima. Pela manhã, ventos fortes são esperados do Grande Oeste ao Planalto Sul, com rajadas de 50 a 70 km/h e velocidades médias de 30 km/h. Há risco de destelhamentos, queda de galhos e árvores, além de possíveis danos na rede elétrica.

No período da noite, temporais e chuvas intensas podem ocorrer nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, especialmente no Grande Oeste, e se espalham rapidamente por outras regiões catarinenses. Entre a madrugada e manhã de sexta-feira (24), o sistema atinge o Meio-Oeste e Planaltos, avançando para o Litoral até a tarde, com chuvas intensas que podem causar alagamentos e enxurradas, sobretudo no Grande Oeste e Planalto Sul.

A chegada de uma nova massa de ar fria e seca no mesmo dia vai provocar a queda acentuada nas temperaturas e sensação de frio. Ventos fortes persistem no litoral, com rajadas entre 50 km/h e 70 km/h e média de 30 km/h, gerando agitação marítima, ondas de até 3 metros, risco de ressaca e alagamentos costeiros. A SDC alerta para os perigos em atividades de navegação, pesca, esportes náuticos e a possibilidade de erosão costeira.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil recomenda acompanhar diariamente os avisos e boletins meteorológicos devido às constantes atualizações.

Recomendações para a população:

– Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.
– Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.
– Em caso de agitação marítima, evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar.
– Em caso de frio intenso, redobre a atenção com a população vulnerável e animais. Procure se agasalhar e beber bastante água.