Nesta quarta-feira (23/12/20), foram registrados mais dois óbitos de moradores com Covid-19 em Blumenau. As vítimas são um homem de 83 anos, e uma mulher de 43, ambos internados desde os dias 15 e 11 de dezembro, respectivamente.
Ambos tinham comorbidades e agora fazem parte da triste lista de 243 moradores que faleceram com o coronavírus SARS-COV-2 no organismo, 42 deles somente em dezembro. Um deles foi meu pai de 94 anos. Outro dado que chama a atenção, é que pelo terceiro dia consecutivo ocorre a morte de um paciente na faixa etária dos 40 anos, mostrando um aumento de risco nas pessoas não idosas.
Hoje (23) o governo do estado atualizou para Matriz de Risco Gravíssimo em toda Santa Catarina, mas por enquanto as autoridades só contam com a boa vontade da população. Até ontem, 4.836 pessoas perderam a vida, 65 em 24 horas, e 1.027 em dezembro.
Com a indiferença dos governos municipais e estaduais em relação ao início da pandemia, alvos das críticas severas dos negacionistas, e diante da grave situação de saúde pública, o Ministério Público entrou com uma ação popular para que sejam tomadas medidas restritivas. A preocupação é com a taxa de ocupação dos leitos de UTI, que atualmente estão em 67% (Blumenau) e 84,7% (Santa Catarina).