segunda-feira, 25 outubro 2021
InícioEventosConsulado da Áustria será instalado nesta sexta-feira (31) em Blumenau

Consulado da Áustria será instalado nesta sexta-feira (31) em Blumenau

Austria-mapa

Texto: Rodrigo Ramos

A República da Áustria passa a contar a partir desta sexta-feira (31), com mais uma representação em seu corpo consular em Santa Catarina. Além da representação existente na cidade de Treze Tílias, no Vale do Rio do Peixe, região que concentra boa parte de austríacos, principalmente da região do Tirol, Blumenau entrará no circuito justamente para atender as regiões do Litoral, Vale e Norte de Santa Catarina.

O advogado Mauro Kirsten será o novo Cônsul Honorário. A solenidade contará com a presença da Embaixadora da República da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann. Em Blumenau a Embaixadora irá cumprir uma agenda de trabalho e visitas para instituições, além de reuniões que envolvem setores de indústria, comércio e área cultural.

Na agenda está programada a visita às oito e meia, com o reitor da Universidade Regional de Blumenau, João Natel. Já às 10 horas a comitiva visita o Teatro Carlos Gomes. Às onze horas da manhã, a Embaixadora e novo Cônsul serão recebidos no Gabinete do prefeito municipal Napoleão Bernardes, na prefeitura municipal.

Entre as ações proposta do novo Cônsul Honorário estão o estreitamento de laços comerciais, empresarias, educacionais e no âmbito cultural. “A Áustria é um país aberto para o Brasil. Queremos também poder dimensionar e dar suporte aos imigrantes austríacos, que são em número bastante expressivo, mas que, por motivos diversos, acabaram encontrando apoio aqui na região”, comentou Kirsten.

O trabalho do Cônsul Honorário é muito requisitado, principalmente por cidadãos do país onde representa. O Consulado Honorário auxilia na orientação, quando necessária e aproxima as pessoas, criando estreitamento de laços entre os países.

A posse será em cerimônia privada para autoridades do corpo consular de Santa Catarina e convidados, no Salão Centenário do Tabajara Tênis Clube, às 19h30.  O evento contará com apresentações culturais eruditas tendo como convidados especiais o pianista Vitor Zendron da Cunha e o tenor Ricardo Haas.

O novo consulado deverá funcionar na Rua Namy Deeke, no Centro de Blumenau junto ao prédio do atual Consulado do Paraguai. A Embaixadora e o Cônsul estarão disponíveis para atender a imprensa às onze horas, durante audiência com o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS