sábado, 23 outubro 2021
InícioEconomiaEm 10 cidades avaliadas, Blumenau tem melhor pão francês

Em 10 cidades avaliadas, Blumenau tem melhor pão francês

Paozinho-frances

Texto: Marina Melz

A pesquisa foi realizada pelo Sebrae/SC Vale do Itajaí em parceria com o ITCP e com o Sindicato das Panificadoras de Blumenau e levou em conta as normas da ABNT. Dos 130 pontos possíveis, as panificadoras atingiram uma média média 54%

Em 10 cidades analisadas em todo o Brasil, uma pesquisa aponta que Blumenau tem o melhor pão francês do país. Dos 130 pontos possíveis, o índice de aprovação é de 54% nas 50 panificadoras analisadas. O segundo lugar é de Cuiabá (MT), com 52%. A pesquisa é uma parceria nacional do Sebrae com Instituto Tecnológico ITPC e leva em consideração as normas da ABNT de 2013. Em Blumenau, o Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria e Produtos Alimentícios de Blumenau e Região (Sindipan) também foi apoiador.

Os índices de produtos bons ou excelentes somam 52,32%. Apenas 5,88% ficaram abaixo da média e são considerados ruins pela pesquisa. As 50 panificadoras avaliadas foram selecionadas por sorteio.

A metodologia utilizada foi de cliente oculto. De 22 a 26 de junho, o ITCP montou um laboratório na sede do Sebrae, no Centro da cidade. As 50 panificadoras avaliadas foram visitadas por um motoboy, sem identificação da pesquisa, que comprou três unidades do pão. Todas tiveram amostras avaliadas de manhã e a tarde. Na última terça-feira (28), as empresas participaram de um encontro para apresentação dos resultados e cada empresário recebeu o Guia de Implantação da Norma 16170 da ABNT.

Sebrae-pesquisa-pao_28-7-15
Pesquisa que avaliou a qualidade do pão francês foi divulgada pelo Sebrae na última terça-feira (28) | Foto: Divulgação

De acordo com Aloísio Salomon, analista técnico do Sebrae/SC Vale do Itajaí, o resultado é positivo e aponta que, com qualificação, é possível que eles sejam ainda melhores. “Cada panificadora que foi avaliada recebeu um relatório com os seus resultados individuais, que mostram em quais critérios ela obteve resultados piores e onde melhorar”, comenta. Ainda de acordo com ele, o objetivo é viabilizar para os próximos anos uma consultoria especializada para todos os negócios envolvidos no setor.

Para o presidente do Sindicato das Panificadoras, Ivan Tonn, o resultado mostra o esforço das panificadoras em apresentar um produto de qualidade e aponta também que ainda há muito o que melhorar. “Estamos felizes, claro. Termos o melhor resultado do país é motivo de orgulho. Mas temos muito o que melhorar e vamos buscar isso cada vez mais”, finaliza.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS