sábado, 29 janeiro 2022
InícioClimaChuva de maio ficou 47% abaixo da média em Blumenau

Chuva de maio ficou 47% abaixo da média em Blumenau

O mês de maio é caracterizado por ser um período com baixos volumes de chuva em todo o Vale do Itajaí, com acumulados que variam entre 50 e 100mm na região. De acordo com a climatologia, em Blumenau normalmente chove cerca de 104mm em maio. Nesse período do ano, as chuvas são causadas principalmente pela atuação das frentes frias, cavados (áreas alongadas de baixa pressão), vórtices ciclônicos e ciclones extratropicais. É durante este mês que ocorrem as primeiras ondas de frio, causando queda mais significativa das temperaturas.

Foi um total de 18 dias com tempo seco e 13 dias com registro de chuva, sendo que os maiores acumulados foram registrados entre os dias 18 e 19 de maio de 2018, quando uma frente fria associada a um ciclone extratropical avançou pelo Estado, causando temporais e vendavais em Blumenau. Do total de dias com chuva, em 7 a precipitação esteve associada à circulação marítima, resultante da presença de sistemas de alta pressão posicionados a leste de Santa Catarina que direcionam o transporte de umidade do mar para o continente.

 

Figura 01: Distribuição da chuva no mês de maio em Blumenau. Fonte: AlertaBlu

 

A chuva, que ficou abaixo da média neste maio de 2018, com acumulado próximo a 49mm (cerca de 47% do esperado), ocorreu de forma bem distribuída no município, com acumulados próximos de 57mm na região da Fortaleza e 45mm no Garcia, respectivamente, as regiões com maior e menor volume de chuva.

Em geral, as temperaturas ficaram mais uma vez acima da média em Blumenau, como podemos observar na Figura 02. A temperatura mínima ficou cerca de 3 graus mais elevada em relação a média climatológica, enquanto que a máxima ficou cerca de 2 graus acima da média. O tempo seco e as aberturas de sol favoreceram a elevação da temperatura ao longo do dia, resultando em tardes mais aquecidas. Por outro lado, a maior quantidade de nuvens durante as noites e madrugadas, resultado do deslocamento de umidade do mar para a região, dificultou o resfriamento noturno.

A primeira quinzena do mês foi marcada por temperaturas mais elevadas, com máxima que alcançou 31,7°C no dia 4 de maio. Na segunda quinzena foi registrada a primeira onda de frio significativa. No dia 22 de maio a temperatura mínima em Blumenau chegou a 9,3°C, sendo este o dia mais frio de 2018, até o presente momento.

As informações foram divulgadas por Tatiane Martins e Francine Sacco, meteorologistas do AlertaBlu.

 

Figura 02: Temperaturas registradas durante maio de 2018 em Blumenau | Fonte: AlertaBlu

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS