quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioGeralCápsulas são usadas para aprendizado de produtores artesanais de cerveja

Cápsulas são usadas para aprendizado de produtores artesanais de cerveja

Capsulas_Escola-Cerveja

Técnica é aplicada em aulas da Escola Superior de Cerveja e Malte para estimular a análise sensorial dos ingredientes

Você já ouviu falar em cápsulas com sabores/aromas para o controle de qualidade na produção de cerveja? Popular no meio cervejeiro, esta técnica tem se tornado cada vez mais comum nos cursos do segmento e entre os produtores artesanais da bebida. A utilização das cápsulas de flavors, ou seja, de sabores, fornecem aos cervejeiros e demais profissionais ligados a área de produção, a garantia de qualidade e desenvolvimento de produto e é uma ferramenta muito eficiente principalmente para determinação da qualidade da bebida. Normalmente comercializadas em kits, as cápsulas são adicionadas à bebida para auxiliar no treinamento sensorial do produtor. Entre os sabores mais comuns estão banana, cravo, manteiga, vegetais cozidos, maçã verde, ovo podre e até ferro. “Utiliza-se esta forma de análise sensorial como uma ferramenta muito importante para o controle de qualidade da cerveja, onde os participantes são treinados para identificar determinados sabores e realizam testes às cegas. Este treinamento permite que a pessoa identifique com maior facilidade estes sabores quando encontrados na cerveja”, explica a coordenadora de cursos da Escola Superior de Cerveja e Malte, Michele Nasato.

As cápsulas utilizadas pela Escola são produzidas na Inglaterra e comercializadas no Brasil através de portais de venda. Os estudantes que utilizam a técnica para a análise sensorial recebem certificação. “Este treinamento é um grande diferencial para um profissional que poderá encontrar uma solução muito mais rápida caso seja necessário fazer a correção da bebida durante a produção, ou corrigir algum processo que possa estar afetando a qualidade do produto”, acrescenta Michele.

Na Escola Superior de Cerveja e Malte as cápsulas são utilizadas na disciplina de Gestão Sensorial ministrada nas aulas de Pós-Graduação em Tecnologia cervejeira, MBA em Gestão e Negócios, Curso de Cervejeiro Artesanal, Master em Estilos e Avaliação e na aula sobre a o Uso da Água na Cerveja. A técnica também será utilizada no curso de Gestão Sensorial Avançado, que será oferecido no período de férias de Verão, previsto para iniciar em janeiro de 2015. As inscrições já estão abertas através do www.cervejaemalte.com.br.

Texto: Martha Kienast

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS