Bombeiros de Indaial não dão mais conta de atender a quantidade de incêndios em vegetação

Incêndio florestal no Morro do Barão, em Indaial (SC), que ocorreu no dia 22 de maio de 2020.

 

 

 

Incêndio florestal no Morro do Barão, em Indaial (SC), que ocorreu no dia 22 de maio de 2020.

 

Controlar a grande quantidade de incêndios em vegetação que tem como causa humana está ficando cada ficando cada vez mais difícil em Indaial (SC). Em um áudio dirigido à imprensa, o comandante dos bombeiros voluntários do município, Evando Vinotti, desabafou: “Nós não estamos mais dando conta de apagar todos os incêndios florestais que tem como causa principal a ação humana. Gente: não façam mais queimadas, o corpo de bombeiros já pediu várias vezes. Depois que você botou fogo e perdeu o controle, não adianta ligar desesperadamente, porque a corporação não está tendo estrutura para atender”.

Além do grande número de solicitações desse tipo de incêndio, a corporação precisa dar conta dos atendimentos cotidianos como acidentes e outras situações de emergência. Nos últimos sete dias foram atendidos pelo menos 11 incêndios desse tipo, sem contar o subterrâneo no Morro do Macaco, que não está sendo possível controlar sem a chuva. Vinotti termina o áudio pedindo: “Eu peço encarecidamente: não coloquem mais fogo!”.

Em Blumenau, o último provocado por causa humano na noite desta segunda-feira (25), em uma vegetação às margens da Rua Franz Volles, no bairro Itoupava Central. Segundo os bombeiros, o morador do terreno colocou fogo em um móvel velho, e em função da vegetação seca, as chamas se alastraram rapidamente e as labaredas chegaram a ter cerca de 10 metros de altura.