segunda-feira, 10 maio 2021
Início Geral Aeronaves Arcanjo e Águia fazem operação conjunta para transplantes de órgãos em...

Aeronaves Arcanjo e Águia fazem operação conjunta para transplantes de órgãos em Blumenau

Foto: Paulo Goeth / SES

 

O Hospital Florianópolis (HF) realizou na manhã desta quarta-feira (4/04/18), uma captação inédita de múltiplos órgãos para transplante. O procedimento permitirá que rins, pâncreas, fígado e coração de um paciente, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, sejam direcionados para quatro pessoas que aguardavam na fila por um órgão, sendo um transplante duplo de pâncreas e rim. Assim que a morte encefálica foi diagnosticada, foram realizados os procedimentos para a doação dos órgãos, com a concordância da família.

 

Helicóptero Águia da PM leva órgãos e médico até o avião Arcanjo 02, no aeroporto Hercílio Luz

 

A cirurgia estava programada para ser realizada no Hospital Santa Isabel em Blumenau. Para levar os órgãos e o médico, foram mobilizadas três aeronaves. O helicóptero Águia 02 (Polícia Militar) transportou o médico e os órgãos do hospital da capital até o Aeroporto Hercílio Luz, de onde foram levados ao aeroporto regional de Blumenau pela  equipe do avião Arcanjo 02 (Florianópolis).  Quando chegaram, foram transportados pelo Arcanjo-03  ao Hospital Santa Isabel.

 

 

A operação de transporte de órgãos é  delicada e requer muita atenção na manipulação do órgão coletado que será transplantado em outro paciente. Quando o órgão é retirado do corpo, tem uma vida útil curta, exigindo um transporte rápido. A situação clínica do paciente receptor também é levado em conta, já que há pacientes que devido ao estágio avançado de degeneração do seu órgão, requerem um atendimento prioritário e rápido, como foi o caso de hoje.

O Hospital Florianópolis oferece atendimento 100% SUS e abrange uma população de 22 municípios. Referência para uma população de mais de 1,2 milhão de habitantes, o setor de emergência da unidade oferece atendimento em quatro áreas: clínica médica, pediatria, cirurgia e ortopedia. Já no ambulatório são oferecidos serviços nas áreas de algologia, fisioterapia anestesia, clínica médica, cirurgia geral e vascular, neurologia, ortopedia e pequenos procedimentos.

Confira a ação das aeronaves:

 

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS