ABLUTEC responde prefeitura sobre realização de eventos cervejeiros

A entidade disse que buscou diálogo com o poder público, mas não teria obtido retorno, por isso pretende ingressar na Justiça.

Foto: Daniel Zimmermann

Em nota divulgada na noite desta terça-feira (30/04/24), a Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), disse que recebeu com surpresa e indignação a nota publicada no portal da Prefeitura Municipal de Blumenau, afirmando que “a partir de agora o Festival Brasileiro de Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas serão de responsabilidade do município”.

A entidade disse que não reconhece a Prefeitura de Blumenau como “proprietária dos eventos”. Tanto o festival, realizado há 15 anos, quanto o Concurso, há 13, sempre foram organizados pela Ablutec, sem nunca passar por qualquer processo de concessão.

A Ablutec vai mais longe e informou que desafia o executivo municipal a provar sua titularidade no registro das marcas do Festival e do Concurso, como afirmou em nota.
Em relação a acusação de pendências financeiras, a entidade afirma que a Prefeitura tem dívidas com a Ablutec. Isso por não ter cumprido a lei municipal 8.791/2019 (aprovada pela Câmara de Vereadores em 31 de outubro de 2019) que estabeleceu um repasse de R$ 1 milhão à entidade.

A Ablutec disse que há semanas vem tentando dialogar com o poder público, com reiterados pedidos de agenda protocolados. Mas afirma que não encontrou qualquer disposição por parte da Prefeitura.

“A Ablutec, na justa e legítima defesa do evento, de seus expositores e de seu público, está ingressando com as medidas jurídicas possíveis contra as decisões da Prefeitura de Blumenau.”, finaliza a nota.