Fotos: Soni Robinson Witte
Quem passa hoje pela Rua Silvano Cândido da Silva Sênior, bairro Ponta Aguda, ainda irá conhecer um local bucólico. Pastagens, o Rio Itajaí-Aço ao lado, lagoas e um povo simpático. Mas a região poderá mudar, depois que o o Complexo Penitenciário do Médio Vale — como está sendo chamada a nova penitenciária de Blumenau – entrar em funcionamento. Pelo menos esse é o medo de muitos moradores.
Na terça-feira (3), iniciou a terraplenagem do terreno onde será construído o complexo. O Soni Robinson Witte visitou o local nesta sexta-feira (6) de manhã, para ver como está. Na lagoa um pato nadava, mostrando a tranquilidade que ainda existe lá, onde os criminosos estarão presos.
A obra será executada pela empresa Verdi Sistemas Construtivos S.A., de Porto Alegre, que também construiu as penitenciárias de Criciúma, Joinville e Itajaí. A ordem de serviço para a construção do complexo foi assinada dois dias após a fuga dos 28 presos do Presídio Regional de Blumenau. Mas foi necessária uma força-tarefa, para que finalmente as licenças ambientais e o alvará de construção do complexo fossem liberados .
O nivelamento do terreno é a primeira fase, e essa bela lagoa será aterrada. Essa é uma delas que se formaram na área, devido à atividade de extração de areia realizada durante alguns anos neste local. Segundo o DEAP, a previsão para concluir as obras é de apenas 180 dias, porque a construção é feita com pré-moldados.
Mesmo assim, me parece muito rápido. Blumenau e região torce para que tudo dê certo e seja feito com qualidade. Afinal teremos criminosos de alta periculosidade e alguns que fazem parte do “profissional crime organizado”.