Prefeitura irá atualizar as medidas restritivas em Blumenau às 14h desta segunda (27/07)

Rua XV de Novembro, Centro

 

 

 

Rua XV de Novembro, Centro

 

Uma coletiva às 14h desta segunda-feira (27/07/20) na prefeitura de Blumenau, irá atualizar as informações em relação às medidas restritivas em vigor. Inicialmente foi divulgado para ocorrer às 11h, mas por questões técnicas, acabou sendo adiado. O Decreto Municipal 12.738 completará os sete dias de validade na terça (28) e determinou a paralisação de todas as atividades comerciais não essenciais.

A decisão do decreto foi fundamentada no aumento significativo dos casos positivos e de mortes de pacientes com Covid-19. Com isso a taxa de ocupação das Unidades de Tratamento de Intensiva chegou a 97% e a de enfermarias em 44%. Além disso, aumenta cada dia mais a defasagem de profissionais nos hospitais, como médicos, enfermeiros e auxiliares; boa parte afastada por contaminação da Covid-19.

Outro argumento que justificou a adoção das medidas pelo poder público, é o fato do estado crítico em que se encontram os estoques dos medicamentos utilizados nas UTIs. A intenção é que com menos circulação de pessoas no município, há menos exposição do coronavírus e redução da contaminação, o que infelizmente não está acontecendo.

As medidas causaram diversas manifestações contra, vindos de diferentes segmentos, que tentam se recuperar das dificuldades impostas pela pandemia. Entidades de classe relatam que todos estão aplicando as medidas sanitárias, como distanciamento, uso de álcool gel, entre outras. Mas que não há como frear o avanço do contágio da doença se a população continua promovendo eventos particulares e as aglomerações de pessoas continuam a acontecer.

Os empresários já trabalham com prejuízos e correm cada dia mais o risco de fechar seus empreendimentos, o que causará a perda de postos de trabalhos. Restaurantes só podem operar com delivery, comércio não pode abrir, ônibus não podem circular, entre outras medidas.