sábado, 6 março 2021
Início Economia CDL Blumenau questiona a efetividade do fechamento do comércio por 7 dias

CDL Blumenau questiona a efetividade do fechamento do comércio por 7 dias

 

 

 

Rua XV de Novembro, Centro

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau emitiu uma nota assinada pelo presidente da entidade, Helio Roncaglio, sobre o decreto da prefeitura que proíbe a abertura do comércio por uma semana. A medida tem como objetivo frear o rápido avanço da Covid-19 na cidade.

A entidade entende a situação da pandemia, mas reclama sobre a forma com que foi conduzido esse processo, já que está há quatro meses em contato direto com a prefeitura.

 

Confira a nota oficial.

Mais uma vez, o setor do comércio foi penalizado com as novas medidas restritivas anunciadas pela prefeitura no dia 20 de julho. Desde o início da pandemia, a CDL Blumenau tem atuado fortemente na conscientização das pessoas de forma a preservar os empregos e manter comércio aberto. Tudo isso de forma conjunta com o poder público, com os associados e a população em geral.

A notícia do fechamento do comércio foi uma surpresa (negativa) à CDL Blumenau. Entendemos que medidas mais severas eram necessárias, mas não compreendemos da forma que ocorreu. Há quatro meses, a entidade tem participado de inúmeras reuniões na prefeitura com diversas autoridades. Sugerimos ações, nos colocamos à disposição e, principalmente, colocamos a mão na massa.

Sabemos o quanto os empresários se dedicaram e se prepararam para receber colaboradores, fornecedores e clientes. Com certeza, temos um comércio seguro em Blumenau. Não é no comércio que o vírus se espalhou. Estávamos preparados e cumprindo todas as determinações. Lojistas e colaboradores extremamente conscientes e preparados.
O setor não pode pagar esta conta. O prejuízo financeiro das empresas já ultrapassou os limites para a maioria. Talvez algumas portas não se abram mais e o desemprego, com certeza, aumentará.

O fechamento do comércio é um paliativo diante de toda a situação. É preciso que a prefeitura reveja as medidas restritivas e aumente a fiscalização para coibir de fato o que oferece risco no contágio da Covid-19, como as festas (especialmente nos finais de semana) e aglomerações.

Estamos cientes de todos os nossos esforços para manter os estabelecimentos de portas abertas e assim preservar empregos e manter a economia ativa. A CDL Blumenau não vai cruzar os braços. Continuaremos fazendo de tudo para ajudar o comércio, em especial nossos associados, levando informação, defendendo o setor, desenvolvendo campanhas, entre outros.

Helio Roncaglio
Presidente da CDL Blumenau

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS