Vila Itoupava respira arte

Vila-Encantos

Nos dias 7, 8 e 9 de abril, alunos das escolas da região norte de Blumenau terão aulas especiais durante a abertura da série de concertos Vila EnCantos 2014

Com o objetivo de mediar o contato da comunidade com a arte, nos dias 7, 8 e 9 de abril, cerca de 800 alunos da Escola de Educação Básica Coronel Pedro Cristiano Feddersen e das escolas rurais Frederico Sievert e Professora Ella Schwanke Eichstadt passarão pela Associação da Haco. Eles apreciarão a exposição de diversas obras da artista plástica Maria Salette Engels Werling, incluindo cinco novos trabalhos feitos exclusivamente para o projeto Vila EnCantos. Na ocasião, o professor e idealizador do projeto Carlos Schrubbe, receberá as crianças com um concerto de violão. O projeto contará com o auxílio de dois ônibus escolares cedidos pela Intendência Distrital da Vila Itoupava. A série de concertos Vila EnCantos 2014 tem entrada gratuita.

Além da exposição, durante os três dias, das 8h às 20h, os moradores da Vila Itoupava e região poderão apreciar dois grandes espetáculos. No dia 8, às 20h, a grande atração é o Piano-Trio Açu, formado por Helder Cadore (Piano), Nelly Péricas (Violoncelo), Lolita Ritzmann De O. Mello (Violino), que trará o que há de melhor em obras de música clássica, compositores sul-americanos e arranjos, especialmente criados para esta formação. Na quarta-feira, dia 9, também às 20h, o encerramento da primeira série de concertos ficará por conta do talentoso violonista Filipe Burgonovo, destaque na cena catarinense na utilização de técnicas como tapping, drumming e harmônicos para atingir uma sonoridade única no violão. Para acompanhar os espetáculos e as notícias, curta a página do projeto no Facebook Vila EnCantos.

Programação de abertura da série de concertos Vila EnCantos

7 de abril, segunda-feira, das 8h às 20h (segue até o último dia do evento, 9 de abril)

Maria Salette Engels Werling – Natural de Taió, Santa Catarina. Participou de aproximadamente de 110 exposições coletivas e cerca de 30 individuais, suas obras fazem parte de acervos oficiais (MAB, MASC, MAJ, FURB, UNISUL, IBES) e particulares no Brasil e no exterior. Atualmente reside em Blumenau, onde exerce atividade como artista plástica. Maria Salette também trabalhou como arte educadora durante 28 anos. As obras, todas em acrílico sem tela, são apresentadas numa linguagem contemporânea. O trabalho que compõe esta exposição salienta as curvas do rio e dos caminhos em harmonia com a geometria do Vale. As cores e formas transcendem a realidade visual, possibilitando-nos uma viagem serena e reflexiva acerca da exuberância e importância da natureza.

8 de abril, terça-feira, às 20h

Piano-Trio Açu – O grupo foi criado em 2011, mas se apresentou oficialmente a partir de 2012. É formado por músicos blumenauenses, Helder Cadore (Pianista), Nelly Péricas (Violoncelo), Lolita Ritzmann De O.Mello (Violino), todos com um longo currículo artístico. No repertório, obras do período clássico, compositores sul-americanos e arranjos especialmente criados para esta formação.

*Curiosidade: Piano-trio – piano e mais dois instrumentos -, era uma formação comum no período clássico quando se fazia música em casa. Grandes compositores, como Beethoven, por exemplo, escreviam arranjos das suas obras sinfônicas para piano-trio.

9 de abril, quarta-feira, às 20h

Filipe Burgonovo – Tocou na Camerata de Violões da FURB por dois anos sob a coordenação do professor Renato Mor. Em busca de outras formas de expressão, iniciou estudo e pesquisa em técnicas como Percussive Fingerstyle e Lap tapping. Utilizando técnicas como tapping, drumming e harmônicos para atingir uma sonoridade única. Tem como influências John Butler, Erik Mongrain, Andy Mckee entre outros.

Vila Encantos: 7, 8 e 9 de abril
Local: Associação da Haco (Rua Saxônia, s/número, Vila Itoupava, Blumenau/SC)
Entrada gratuita.

Nane Pereira | New Age