Vigilantes que atenderão unidades de educação de Blumenau recebem treinamento

Equipes técnicas também visitaram todas as instituições de ensino para verificar possíveis vulnerabilidades na estrutura física das unidades

Foto: Prefeitura de Blumenau

O sábado (15/04/23), foi de treinamento para os vigilantes que atuarão nas unidades municipais de educação de Blumenau. Já uniformizados, os profissionais receberam capacitação e orientações para os trabalhos, que começam na manhã de segunda-feira (17).

Neste primeiro momento, serão 50 postos com seguranças armados com armas de fogo e 100 postos sem armas de fogo. A partir do dia 24, todos os seguranças estarão armados com armas de fogo. Ao todo serão 150 postos de vigilância, entre escolas e Ceis.

Equipes técnicas também visitaram todas as instituições de ensino para verificar possíveis vulnerabilidades na estrutura física das unidades. As manutenções e obras de melhoria nas instituições já estão ocorrendo e devem seguir nas próximas semanas. É importante destacar que a Secretaria de Educação já vinha realizando investimentos e implementando as medidas de segurança como muros e cercas nas escolas e CEIs mesmo antes do atentado ao CEI Cantinho Bom Pastor.

Além disso, um levantamento foi realizado para analisar a quantidade de câmeras de monitoramento necessárias em cada instituição. Com esses dados, a equipe de gestão está trabalhando na compra destes equipamentos com prazo de implantação de 15 a 20 dias. No total, serão 220 câmeras instaladas na entrada das unidades. Em um software, a Polícia Militar e equipes da Prefeitura por meio da Central de Controle Operacional terão acesso em tempo real às imagens das escolas e CEIs do município.

Foto: Prefeitura de Blumenau

Botões de pânico também serão colocados fisicamente em locais estratégicos nas unidades, os botões também serão interligados com a CCO e a Polícia Militar. Outra medida é o plano de contingência elaborado pela Secretaria de Defesa Civil juntamente com os órgãos de proteção. As equipes já trabalharam na elaboração do plano para a situação de ataques e este será apresentado e construído em cada unidade nos próximos 60 dias.

Fonte: Prefeitura de Blumenau