Indaial sedia o 1º Seminário Estadual de Fibromialgia no dia 24 de maio

Confira a programação e os palestrantes. O objetivo principal é conscientizar a comunidade sobre a doença, discutindo tratamentos e resultados.

Fibromialgia | Foto: especial OBlumenauense

Indaial (SC) irá sediar no dia 24 de maio (sexta-feira) o 1º Seminário Estadual de Fibromialgia. O evento é gratuito e ocorre entre às 8h e 18h no auditório da ACIDI (Associação Comercial e Industrial de Indaial), localizada na Rua Vereador Alvin Rauh Júnior, nº 100, no bairro Nações, em Indaial (SC).

A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e conta com uma programação repleta de profissionais da saúde, universidades e equipes de saúde do estado e da própria cidade. O objetivo principal é conscientizar a comunidade sobre a fibromialgia e a discussão da aplicação de tratamentos e resultados, além da implantação de projetos.

A fibromialgia é uma síndrome reumatológica que não tem cura e provoca dores pelo corpo. É de difícil diagnóstico e reage de formas diferentes em cada organismo. Dessa forma, os tratamentos para amenizar a dor são fundamentais.

“Cada dia mais aumenta o número de pessoas com diagnóstico da fibromialgia. Por isso, eventos como esse são importantes para que as pessoas possam conhecer mais sobre a síndrome e seus tratamentos. Só quem vive essa realidade sabe dos desafios e o quanto é importante essa busca por direitos e oportunidades”, destaca a presidente da Arefi, Clair Nascimento.

Para fazer parte do evento inscreva-se clicando aqui. O evento ainda conta com o apoio da Viacredi, ACIDI, Uniasselvi, Governo de Santa Catarina, FURB e Anfibro.

Programação:

– 8h: Recepção e credenciamento
– 8h40: Abertura com Clair Maria Santos Nascimento – presidente da Arefi Vale
– 9h15: Palestra “Grupo de pessoas com fibromialgia: relato de experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Indaial” com Deidiane do Amaral (Secretária de Saúde), Eliane Antunes dos Santos (Nutricionista Especialista em Fitoterapia/Obesidade Cirurgia Bariátrica e Metabólica), Gessiane Keila Ignatowicz Pasquali (mestra em Saúde Pública – psicóloga) e Maria Edileia Ribeiro da Silva (mestra em Saúde e Gestão do Trabalho- fonoaudióloga)
– 10h: Palestra “Fibromialgia na área jurídica” com o advogado Dr. Felipe Joaquim Cardoso e a Dr. Monica Matsuo
– 11h: Palestra “Inteligência Emocional” com a Viacredi
– 12h: Pausa para o almoço
– 13h30: Retorno das atividades com a roda de conversa da equipe da Unesc (via online): Karoline Pessoa Rezadori (farmacêutica) AMASF/Unesc “Farmácia Solidária”, Suzel Ramos (psicóloga) AMASF/Unesc, Gisele Cunha (presidente da Associação Girassóis Fibromialgia do Extremo Sul-Catarinense) e participação do farmacêutico de Indaial Elton Possamai
– 15h15: Roda de conversa sobre “Aplicação das terapias integrativas” com a equipe da FURB: Cleuse Aparecida Farias Kraeger (terapeuta), Alessandro Guedes (professor) e Mônica Weiler Ceccato (professora)
– 17h: Palestra motivacional com a Viacredi
– 18h: Encerramento

Sobre a Arefi Vale

Em novembro de 2023 surge a Arefi Vale. O objetivo é a conscientização sobre a síndrome e a busca por tratamentos e direitos que possam amenizar dores e identificar os pacientes. Em Indaial o trabalho já apresentou inúmeros resultados positivos como a carteirinha de prioridade, carteirinha de estacionamento, uso do cordão girassol, medicações disponíveis pelo SUS e tratamentos com as terapias integrativas.