quinta-feira, 13 maio 2021
Início História Vídeo: parte de um casarão construído em 1888 desaba em Blumenau

Vídeo: parte de um casarão construído em 1888 desaba em Blumenau

Segundo os registros históricos, o local foi a sede da primeira loja de tecidos da região.

O casarão localizado na esquina das ruas Frederico Jensen e Jacob Ineichen, tombado pelo patrimônio histórico de Blumenau em 2009, não resistiu ao mau estado de conservação e desabou. Quem passou no final da tarde deste sábado (23/01/21) testemunhou a triste cena. A Defesa Civil esteve no local e irá voltar no domingo (24) para fazer uma avaliação da situação.

 

A edificação tem porão, um pavimento e sótão, telhado de acentuada inclinação com telhas planas, escadaria frontal em destaque e um antigo defumador e forno anexos. O casarão foi construído em 1888 por August Friedrich Carl Fiedler e depois passou para a família de Arnold Muller. Segundo os registros oficiais, o local foi sede da primeira loja de tecidos da região.

O conjunto histórico, arquitetônico e urbanístico formado pela edificação e outras no entorno, compõe um cenário cultural significativo, cujos elementos construídos demarcam a antiga estrutura de ocupação da cidade.

Parte do telhado já tinha cedido há muitos anos devido ao apodrecimento da madeira da estrutura da cobertura. Não havia proteção contra as águas da chuva no interior, causando a deterioração das paredes e dos pisos de madeira. As calhas constantemente ficavam cheias de vegetação.

Com o apodrecimento das vigas de madeira que estruturam o segundo pavimento, foram necessárias obras emergenciais de colocação de escoras no térreo. As janelas estão sem vidro e falta um pilar que fazia parte da fachada frontal, o que já avisava um provável desabamento de parte do telhado.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS