quarta-feira, 24 fevereiro 2021
Início Saúde Coronavírus Covid-19: Blumenau registrou 603 casos positivos, 745 recuperados e 4 mortes na...

Covid-19: Blumenau registrou 603 casos positivos, 745 recuperados e 4 mortes na semana

Os números são relativos ao período entre os dias 17 e 23 de janeiro. Atualmente há 720 pacientes em tratamento, dos quais 87 estão hospitalizados.

Nesta semana, ou seja, entre domingo (17/01/21) e sábado (23), foram registrados 603 casos positivos de Covid-19, a recuperação de 745 pacientes e as mortes de quatro moradores pelas complicações da doença.

Nas últimas 24 horas, foram realizados 286 testes para detectar o coronavírus SARS-COV-2, dos quais 76 deram positivo, o que representa 27%. Desde ontem (22), 123 pacientes se recuperaram, 48 terminaram o tratamento e 107 saíram do isolamento domiciliar.

Infelizmente também foi confirmada a morte de um homem de 89 anos, com comorbidades, que estava internado desde o dia 14 de janeiro. Até agora, 281 moradores da cidade perderam a vida infectados com o coronavírus.

Sintomas gripais

Um total de 260 pessoas procuraram os prontos socorros dos hospitais de Blumenau, dos quais 28 apresentaram sintomas gripais. Segundo a Secretaria de Promoção da Saúde, esses dados são relevantes porque podem virar casos de Covid-19.

Dados totais da Pandemia

Desde o início da pandemia, já foram realizados 116.330 testes e confirmados 34.929 casos de Covid-19 em Blumenau. Entre os pacientes infectados, 720 estão em tratamento, dos quais 653 em isolamento domiciliar e 33.928 já se recuperaram do coronavírus.

Situação atual nos hospitais

No momento, há 87 pacientes hospitalizados, entre casos confirmados e suspeitos. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) há 46 pacientes internados nos 94 leitos disponíveis, 38 deles são de Blumenau e 8 de outras localidades. A taxa de ocupação está em 49%.

Nas enfermarias, há 41 pacientes, dos quais 33 são moradores de Blumenau, enquanto oito vem de outras cidades. Com isso, a taxa de ocupação neste leitos está em 23%.

Centrais de Atendimento para Covid-19

As estruturas de atendimento rápido para Covid-19 montadas em anexo aos sete ambulatórios gerais de Blumenau, foram procuradas por 230 pessoas e realizadas 184 coletas para testagem por RT-PCR e Antígeno.

O Ambulatório Referência para Casos Suspeitos de Coronavírus localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica continua com atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Durante a semana, o atendimento rápido Covid-19 (fast-track) localizado no CSU Fortaleza, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia, possui horário estendido, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados e domingos, com exceção do CSU Fortaleza, estes locais atendem das 7h às 19h. No fast-track do AG Escola Agrícola o atendimento ocorre em horário habitual, somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), os profissionais da Semus estão trabalhando para atender situações de intercorrências relacionadas a outras patologias, que não estejam ligadas à Covid-19. O objetivo é dar segurança aos pacientes e garantir o atendimento àqueles que necessitam.

Blumenau já imunizou 725 pessoas contra a Covid-19

Desde o inicio da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, Blumenau já imunizou 725 pessoas. Nestes primeiros dias, equipes volantes da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) estão imunizando profissionais de saúde que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Prontos Atendimentos, na linha de frente no combate ao Coronavírus. Além disso, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, também estão sendo vacinadas conforme o Ministério da Saúde.

Na próxima semana, além dos hospitais e casas asilares, as equipes vão iniciar a vacinação dos profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19 no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Pronto Atendimento do Hospital da Unimed e Hospital do Pulmão. Também serão vacinados os profissionais que estão nos fast-tracks e na Central de Referência para casos suspeitos de Covid-19, no Setor 3 do Parque Vila Germânica.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS