Vídeo da Fundação Osvaldo Cruz destaca blumenauenses na orientação sobre desastres naturais

Texto: Marília Prado

Imagens e depoimentos de profissionais da prefeitura e de cidadãos blumenauenses foram captados pela Fundação Osvaldo Cruz em 2013 e hoje integram um vídeo de orientação sobre desastres naturais. O filme foi desenvolvido, finalizado e serve agora como parte do material didático do curso Agentes Locais em Desastres Naturais. Elaborado em Blumenau com o apoio das Secretarias de Saúde e de Defesa do Cidadão, o material está disponível no canal do Youtube (clique aqui).

O vídeo mostra uma série de depoimentos e imagens que contribuem para compreender como a cidade convive com enchentes. Além disso, mostra o município está aprimorando as fases de preparação, moderação e resposta, e conseguindo tornar-se resistente e flexível a cada cheia. O curso visa à formação de multiplicadores em ações de defesa civil e saúde em todo o país.

Após essa parceria, a Secretaria de Saúde também foi convidada recentemente a participar do novo projeto da Fundação: “Elaboração de Plano Multirriscos para Desastres Naturais”, tendo em vista a experiência relevante no tema inundações. Na primeira oficina do projeto, realizada na semana passada em Brasília, Marcelo Roepcke, da Coordenação de Fiscalização de Processos, Sistemas de Informações e Administrativo da Vigilância Sanitária foi o representante da Semus. A intenção era colaborar na elaboração, atualização e execução das respostas da secretaria em situações de desastres.

Segundo Marcelo, a experiência foi excelente, principalmente por poder participar de uma oficina de construção de um guia prático para orientação das secretarias de saúde. “Assim cada uma poderá elaborar o seu plano de ação para situações de enchentes, deslizamentos e secas”, destacou.

Marcelo comentou ainda sobre a importância de Blumenau ser referência para essa ação, principalmente porque a cidade tem a defesa civil organizada desde 1984, com uma boa experiência de atuação e coordenação. A vigilância sanitária tem seu plano de ação desde 1997 e a secretaria de saúde começou a desenvolver seu plano de ações após o desastre de 2008.

A Fiocruz

A Fundação Osvaldo Cruz é pautada pelo conceito em atuar de maneira a promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Vinculada ao Ministério da Saúde, é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.