Vídeo: confira como ficou a revitalização da Ponte dos Arcos em Blumenau

O investimento com a nova pintura, mobiliário urbano e guarda-corpos mais seguros foi de R$ 912 mil. A tinta foi doada pelo projeto "Movimento Tudo de Cor".

Foto: Zaidan Martendal [PMB]

Foi entregue na manhã desta terça-feira (23/04/24) a obra de revitalização da Ponte Eng. Antônio Vitorino Ávila Filho, popularmente conhecida como Ponte dos Arcos. A estrutura, construída no século passado como passagem da rede ferroviária sobre o Rio Itajaí-Açu, recebeu nova pintura, mobiliário urbano e guarda-corpos mais seguros para contemplação da paisagem.

A revitalização recebeu um investimento de R$ 912 mil, provenientes dos recursos próprios da Prefeitura de Blumenau. Com 160 metros de comprimento, a estrutura possui três arcos atirantados de 41,65 metros cada. O nome homenageia um dos maiores incentivadores para a que sua construção fosse possível.

Inaugurada em 1951, a ponte começou a receber viagens de trem até a estação em Itajaí apenas três anos depois. Na época, o evento contou com a presença do então Presidente da República, João Café Filho.

Além de sua importância histórica para Blumenau durante os tempos da estrada de ferro, décadas depois, o acesso foi adaptado para comportar veículos, tornando-se até hoje uma via importante entre os bairros Vorstadt e Ponta Aguda.

A temática utilizada na pintura da ponte levou em conta a mistura de cores para expressar luzes em movimento, simbolizando todos os tipos de meio de transporte, sem esquecer dos trilhos do trem. A proposta é que o local seja utilizado como área de lazer e contribua como atração turística.

A pintura da estrutura contou com a parceria do Movimento Tudo de Cor, uma iniciativa da Tintas Coral que já contribuiu com a revitalização de vários pontos no Brasil, inclusive em Blumenau, na Cachoeira de Concreto.

Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]
Foto: Michele Lamin [PMB]