Carga de palmito é apreendida e motorista recebe multa de R$ 98 mil em Rodeio (SC)

Ele não tinha o Documento de Origem Florestal (DOF) e a espécie é considerada ameaçada de extinção.

Foto: Polícia Militar Ambiental de SC

Um automóvel VW Gol foi abordado durante uma operação da Polícia Militar na Rua Presidente Kennedy, altura do número 940, no bairro Glória, no município de Rodeio (SC). O incidente ocorreu por volta das 11h40 desta segunda-feira (22/04/24), e o motorista, de 40 anos, apresentou a documentação do veículo e sua habilitação.

Durante a vistoria no veículo, os policiais encontraram 218 cabeças de palmito Juçara, uma espécie ameaçada de extinção, no porta-malas. O condutor afirmou que o produto foi carregado na localidade de Morro Azul, em Timbó (SC).

Segundo a PM, ele também relatou que o proprietário de onde provém o palmito teria autorização e um projeto para o corte e manejo da espécie. O homem explicou que, quando a carga ficou pronta, a responsável pela empresa teve que se ausentar por motivos de saúde, o que teria impedido a emissão do Documento de Origem Florestal (DOF).

A guarnição acionou a Polícia Militar Ambiental, que compareceu ao local e realizou os procedimentos administrativos. Todas as cabeças de palmito foram apreendidas, e o motorista ainda recebeu uma multa no valor de R$ 98.100,00.

Foto: Polícia Militar Ambiental de SC