Vídeo: 50 anos da RFCC em Blumenau, muitas histórias que florescem esperança

A fundadora da entidade deixa o seu depoimento relatando como foram os primeiros desafios. Saiba a programação para esse ano histórico.

Sueli Roberti Cristofolini, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau | Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]

Na última sexta-feira (24/03/23) aconteceu a cerimônia de lançamento dos 50 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau (RFCCB). O evento foi realizado no auditório da nova sede da entidade no bairro Garcia com a presença de Elke Willecke, fundadora da entidade na cidade. No vídeo ela conta como tudo começou e as primeiras dificuldades que enfrentaram.

Elke Willecke, fundadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau | Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Além da primeira presidente, também estiveram presentes outras que deram a sua colaboração para que RFCCB contribuindo para a credibilidade e manutenção das atividades durante essas cinco décadas.

Um trabalho que exigiu dedicação, transformou vidas e deu esperança. Foram milhares de mulheres que receberam os serviços gratuitos de apoio, informação, acolhimento, prevenção do câncer do colo do útero e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nada disso seria possível sem as centenas de voluntárias ao longo dessas décadas marcadas por diferentes gestões. Neste período a Rede Feminina também realizou diversas ações e busca de recursos junto à comunidade, órgãos públicos e empresários para manter os atendimentos.

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Entre os desafios mais recentes, a necessidade de se reinventar e aprender a lidar com dois anos da pandemia. Em 2022, a perda de sua sede própria na Rua Itajaí após ser atingida por um deslizamento de pedras. O local foi interditado pela Defesa Civil e demolido devido ao alto risco.

“Estamos vivendo um momento especial. Somos a maior e mais antiga rede municipal do estado, e somos referência em Santa Catarina e também no Brasil, pelos serviços prestados, organização e estrutura. Depois de momentos difíceis que passamos no último ano, já estamos com atendimentos restabelecidos, por isso queremos celebrar com toda a nossa cidade essa data tão significativa, e também com nosso estado, trazendo para Blumenau em novembro as voluntarias das 77 redes de toda a nossa linda e bela Santa Catarina, e vamos colorir Blumenau de cor de rosa” destacou Sueli Roberti Cristofolini, a atual presidente da entidade.

Para criar a identidade gráfica do cinquentenário, uma comissão especial da rede procurou o Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O desafio foi lançado aos integrantes da Agência Experimental, coordenada pelo Professor Leandro Werner (Maka) com a curadoria do publicitário Adriano Haake, Diretor da Onlince Branding, agência responsável pel comunicação digital da Rede Feminina.

O logo de 50 anos e da campanha traz o tema: “Histórias que florescem esperança”. Ficou a cargo do publicitário Romeu Reichert, sócio da Free Multiagência a finalização das peças publicitárias e o contato com os meios de comunicação para ajudar na divulgação do projeto.

A partir de hoje todos poderão conhecer o projeto dos 50 anos da Rede Feminina que trará muitas novidades ao logo dos próximos meses com destaque para o mês de setembro, em especial o dia 24, data do aniversário de 50 anos da Rede Feminina.

Segue algumas das principais ações para este ano em Blumenau, relativas aos 50 anos:

  • 4 de abril: Jantar de Páscoa
  • 4 e 5 de junho: Feira da Amizade
  • 12 de agosto: Pedágio da Rede Feminina
  • 29 de agosto: Passarela de Gala
  • 23 de setembro: Jantar comemorativo aos 50 anos.
  • De 1 a 31 de outubro: Campanha Outubro Rosa
  • 13 e 14 de novembro: II Encontro Estadual das Redes Femininas de Santa Catarina ano 2023

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]
Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]