Vice-governadora assume o Governo de SC interinamente; Jorginho Mello vai à Argentina

A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu na manhã desta sexta-feira (8/12) em Florianópolis.

Foto: Ricardo Trida [Secom/SC]

A vice-governadora Marilisa Boehm assumiu interinamente nesta sexta-feira (8/12/23) o comando do Estado de Santa Catarina. Ela substituirá o governador Jorginho Mello até o próximo domingo (10), que viajará para a Argentina para acompanhar a posse do presidente eleito Javier Milei. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu nesta manhã em Florianópolis.

“Fui convidado pelo governo atual da Argentina para acompanhar a posse como governador de Santa Catarina. Durante a viagem, pretendo tratar de alguns negócios entre nosso estado e a Argentina, como a questão do leite e diversos produtos que o país vizinho compra de nós. Todas as despesas da viagem, desde a passagem até a hospedagem, serão por minha conta. Queremos manter uma boa relação e apoiar a Argentina na superação das dificuldades econômicas que enfrenta. Também quero aproveitar para convidar os argentinos a visitarem Santa Catarina durante o verão, para impulsionar o turismo e nossa economia”, destacou o governador, que estará ao lado de Jair Bolsonaro.

Desde o primeiro de janeiro, a vice-governadora tem trabalhado com Jorginho Mello, atendendo às demandas diárias dos municípios e entidades catarinenses, além de representá-lo em compromissos em que ele não pode estar presente, devido a outros compromissos.

Foto: Ricardo Trida [Secom/SC]
Isso ocorreu, por exemplo, durante a FIN Brasil 2023 – Feira Internacional de Negócios, em março, na capital; e na missão do programa SC-Export, que levou micro e pequenos empresários ao Chile em outubro, resultando em 18 empreendedores que encaminharam US$ 1,45 milhão em exportações. A governadora em exercício também tem participado de agendas junto ao Governo Federal e estabelecendo contatos com representantes de outros países interessados em expandir as relações comerciais com o Estado, como a Finlândia e o Chipre, por exemplo.

Trajetória

Marilisa Boehm é natural de Joinville e tem 58 anos de idade. Formada em Direito e pós-graduada em Ciências Criminais, tem uma história de lutas em defesa da mulher. Foi a fundadora da Delegacia da Mulher de Joinville, onde foi titular entre 1990 e 2014. Também atuou como Delegada Regional, entre 1999 e 2002, comandando os municípios de Joinville, Itapoá, São Francisco do Sul, Garuva e Araquari.

Marilisa Boehm participou ativamente na criação da casa “Viva Rosa”, para abrigamento de mulheres vítimas de violência, bem como do Protocolo de Atendimento as Pessoas Vítimas de Violência Sexual, serviço de grande importância para evitar a revitimização de quem sofreu crimes sexuais. Também realizou inúmeras palestras na cidade de Joinville e região sobre violência contra mulher, crianças, adolescentes e idosos.