Santa Catarina poderá ter escritório consular italiano em 2024

Deputados do estado visitaram o país europeu em setembro para reuniões sobre parceria.

No mês de setembro, uma comitiva de deputados estaduais visitou a Itália com o objetivo de promover uma relação ainda mais próxima com Santa Catarina. Participaram o Delegado Egidio Ferrari, Vicente Caropreso, Rodrigo Minotto, além de Mauro Natal, que preside a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Nesta semana, o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, visitou a Alesc e confirmou a instalação de um escritório consular no estado. Ele disse que um espaço contará com dois funcionários de carreira e deve ser inaugurado ainda em 2024, ligado ao consulado italiano de Curitiba (PR). A Embaixada aguarda apenas a confirmação do local para o espaço físico a ser cedido ao órgão.

“Nossa viagem à Itália rendeu frutos e este avanço é muito importante para o nosso estado, que tem a presença de tantos descendentes italianos. Isso facilitará bastante as questões burocráticas”, afirma Ferrari.

Além disso, na reunião na Alesc, também foi discutida a possibilidade do ensino do idioma italiano em algumas regiões do estado, assim como já ocorre com o alemão nas regiões de Blumenau e no extremo Oeste. A presença da colonização italiana é muito forte no Vale do Itajaí.

Alguns dos serviços que um escritório consular pode prestar são: emissão de passaportes, vistos, atualizações de estado civil, autenticações, reconhecimento da cidadania italiana, assistência em casos de emergência, entre outros. A representação diplomática também pode promover as relações culturais, econômicas e comerciais entre a Itália e a comunidade local.