Varíola dos macacos: criança de 2 anos testa positivo em Santa Catarina

Confira o total de casos confirmados e suspeitos no Estado, de acordo com a última atualização do Ministério da Saúde.

Imagem ilustrativa: Canvas

No dia 19 de agosto, a Vigilância Epidemiológica de Chapecó coletou a amostra de um caso suspeito de varíola dos macacos e enviou para o LACEN, em Florianópolis. Na manhã desta terça-feira (30/08/22) veio o resultado positivo.

Trata-se de uma criança de 2 anos e sem histórico de viagem. O seu estado de saúde é bom e ela se encontra com a família. As pessoas que tiveram contato com ela estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde do município.

O primeiro caso confirmado em Chapecó foi de um homem de 42 anos. Os sintomas apareceram depois dele retornar de uma viagem para o litoral do Estado.

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde (29/08), atualmente há 88 casos confirmados e 296 suspeitos da doença em Santa Catarina.

Sinais e Sintomas

  • Erupções cutânea ou lesões de pele
  • Adenomegalia – Linfonodos inchados (ínguas)
  • Febre
  • Dores no corpo
  • Dor de cabeça
  • Calafrio
  • Fraqueza

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem.

O número de lesões em uma pessoa pode variar de algumas a milhares de lesões. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, olhos, órgãos genitais e no ânus.