Vacina febre amarela disponível nos AGs de Blumenau a partir desta terça (24)

Foto: Eduardo G. de Oliveira / Agência AL
Foto: Eduardo G. de Oliveira / Agência AL

 

Por Marília Prado [PMB]

A partir desta terça-feira (24/01/17), a Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau, por meio da Vigilância Epidemiológica, irá ofertar a vacina da febre amarela nos sete ambulatórios gerais da cidade. A indicação para a aplicação da vacina segue critérios do Ministério da Saúde (MS), que definiu a manutenção de duas doses da vacina febre amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos 9 meses de idade com reforço aos 4 anos. Já para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses. Idosos, gestantes e lactantes devem passar por avaliação médica antes de serem vacinados.

Pessoas que ainda não foram vacinadas ou que receberam apenas uma dose há mais de dez anos, e pretendem viajar para áreas com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela, devem se vacinar. Os meses de dezembro a maio são os de maior número de casos com transmissão considerada possível em grande parte do país. Em Blumenau, o último registro da doença foi feito em 2008.

Sintomas

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), os sintomas iniciais são febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Quando a doença evolui para a forma grave, há aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) com comprometimento dos órgãos vitais como fígado e rins. A investigação, o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento podem ser realizados pela rede pública de saúde.

Você pode buscar a vacina nos seguintes ambulatórios gerais:

  • Haroldo Bachmann – Rua José Reuter, 125 – Velha Central
  • Marilene G. de Aguiar – Rua Norberto Seara Heusi, s/nº – Escola Agrícola
  • Irmã Marta E. Kunzmann – Rua Progresso, 141 – Progresso
  • Mário Jorge Vieira – Rua Paula Hoeltgebaum, 170 – Fortaleza
  • Guilherme Jensen – Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 – Itoupava Central
  • Dr. Diogo Vergara – Rua Werner Duwe, s/nº – Badenfurt
  • Heinz Schrader – Rua República Argentina, 2.077 – Ponta Aguda