Uma presidente que marca a história do sindicato com 43 anos de atuação

 

Esta semana foi histórica para os 43 anos de existência do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau (SIHORBS). Quem preside o sindicato até 2019,  será uma mulher e alguém que não seja do comércio de Blumenau.

 

 

Nos próximos dois anos, a psicóloga Tatiana Honczaryk, do Timbó Park Hotel irá presidir a entidade. A posse da nova diretoria que tem como vice Emil Chatourni, que deixou o cargo assumido em três mandatos diferentes, aconteceu na última segunda-feira (18/9/17). O evento contou com a presença de autoridades municipais de Blumenau; do prefeito de Timbó (SC), Jorge Augusto Krueger; do presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina, Estanislau Emílio Bresolin; além da nova diretoria e associados.

 

Estanislau Emílio Bresolin; presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina

 

Os discursos de despedida e posse apresentaram planos, além de lembrarem realizações. OBlumenauense esteve no evento transmitido ao vivo, já que entendemos ser um sindicato representativo para a economia do Vale do Itajaí. Após a cerimônia, foi servido um jantar no restaurante Thapyoca, localizado na Praça Hercílio Luz, que tem a matriz na cidade de Timbó.

 

 

A nova diretoria ficou composta por

Presidente: Tatiana Honczaryk (Timbó Park Hotel)
Vice-Presidente: Emil Chartouni Neto (Oásis Chartouni Hotel)
Tesoureiro: Dimas Luiz Felippi (Restaurante Tapyoka)
Secretário: Eliana Czaschke (Hotel Berbglick)

Suplentes de Diretoria:
Udo Hermann Rieger  (Pousada By Rieger)
Márcia Starke Sanseverino (Restaurante Funiculi-Funicula)
Darli Bahr Bernadino (Restaurante Tipico Colonial Wunderwald)
Sérgio  Luis Spengler (Hotel Raul´s)
José de Fátima Boschette (Pousada Dilocare)

Conselho Fiscal: 
Zita Darugna (Motel Cisne)
Cleiton Nuhs (Blu Shopping Lanches)
Larissa Schmitt Bernardes (Das Bier Cervejaria)

Suplente Conselho Fiscal: 
Luis Eduardo Stedile (Luv Motel)
Andréia Fabiana Possamai (Nona Rosina Cama & Café)
Carlos Alberto Wayhs Cavaletti (Polpetta Pão com Bolinho)

Delegados representantes efetivos: Tatiana Honczaryk, Emil Chartouni Neto.
Delegados representantes suplentes: Dimas Luiz Felippi, Eliana Czaschke.

 

 

 

Durante o evento, entrevistamos Tatiana Honczarick, que falou sobre essa data importante, e os planos a frente do SIHORBS. Principal executiva do Timbó Park Hotel, ela perpetua a presença de um profissional do ramo hoteleiro na presidência da entidade.

OBlumenauense: Qual a importância em ser a primeira mulher no cargo de presidente do SIHORBS, além de ser a primeira presidente fora de Blumenau, a assumir uma entidade tão importante para nossa região?

Tatiana Honczarick: É muito relevante para mim nesses dois aspectos. Primeiro faz parte de um questionamento de várias cidades que abrangem a entidade, do porque sempre tivemos presidentes só de Blumenau. O mesmo sobre o fato de sempre serem homens a ocuparem o cargo, às vezes até dito em tom de brincadeira. Por isso foi uma grande surpresa quando fui convidada, um desafio que assumo com muita responsabilidade.

OBlumenauense: Na questão hoteleira, segmento que você atua e também representa na entidade, quando o maior desafio?

Tatiana Honczarick: Eu preciso saber quem é meu cliente para poder entregar o que ele quer. Essa será a primeira fase de nosso trabalho para modernizar o sindicato. Nós temos um potencial para trabalhar muito maior do que é divulgado. Somos um destino muito desejado no Brasil. É muito difícil encontrar alguém que não diga “É muito lindo tudo que vocês tem”. Por isso não vejo dificuldades em nos vender como destino turístico. A grande questão é o que e como iremos fazê-lo. Por isso é muito importante todos estarem discutindo juntos esse assunto.

OBlumenauense: Então a proposta é fortalecer o Vale do Itajaí nesses segmentos que abrangem o Sihorbs?

Tatiana Honczarick: Nós somos essa força de lazer, felicidade e consumo. Nós movimentamos e temos um poder de compra e fornecimento muito grande, tanto de felicidade como de insumos. Essa matéria não está sendo bem aproveitada e temos como melhorar isso, para oferecer o que Santa Catarina tem para dar ao Brasil.

Os prefeitos tem toda razão quando dizem que ainda não estamos utilizando todo nosso potencial. Não vejo isso só pelo SIHORBS, mas através da união de entidades para juntos conquistarmos isso. Eu vejo um Vale Europeu torcendo por isso, muito além de centralizar em Blumenau, para atender os 41 municípios que fazem parte da entidade. É muito inteligente isso, porque o turista não vem para ficar um dia ou uma semana numa cidade. Tem muita coisa para ele passear e conhecer. Quanto mais lugares ele tiver para explorar, tanto mais tempo ficará por aqui.

 

 

Quem deixou a presidência para assumir a vice, falou sobre o trabalho do SIHORBS no últimos dois anos. Emil Chartouni Neto, do Oásis Chartouni Hotel, continua na diretoria, mas em conversa deixou claro que prefere não assumir um novo mandato no futuro, deixando espaço para novos nomes. Conversamos com ele para lembrar de suas realizações frente ao sindicato.

OBlumenauense: Que ações mais lhe marcaram nesse terceiro mandato e que gostaria que fosse continuado?

Emil Chartouni: Tudo me marcou, mas os eventos criados no Sihorbs nessa terceira gestão precisam ter sequência. A Corrida dos Garçons em parceria com o sindicato dos empregados, através do presidente Otávio Schneider, que propôs a retomada desse evento que foi um sucesso e não acontecia desde 1995. Outro foi o Verão Premiado, que como todo evento novo precisa de uns ajustes, mas principalmente o Roteiro Pão com Bolinho. Um lanche com seus derivados, que é símbolo de nossa cidade, diferente do hamburger e cheese salada, que existem no Brasil. Volto a repetir que tem muitas pessoas que saem de Blumenau, de outros estados e regiões, para experimentar o pão com mortadela que é o lanche símbolo de São Paulo. E aqui nós temos um lanche tão bom ou até melhor.

Nós precisamos resgatar o pão com bolinho lá do passado. Existem várias receitas das décadas de 1950, 1960 e 1970, que acabaram se perdendo ao longo do tempo. A Padaria Benkendorf vai completar 60 anos da primeira produção do pão com bolinho em Blumenau. Imagino que esse lanche deveria ser bem diferente do que é hoje. Nós precisamos resgatar essas receitas do passado, e junto com as atuais, oferecer um grande cardápio aos blumenauenses, moradores do Vale Europeu e turistas. Porque hoje o Pão com Bolinho é reconhecido como lanche símbolo de nossa região. É isso que gostaria que o sindicato preservasse não só agora, mas por 10, 20, 30 … anos.

Em 2015, quando eu sugeri a realização do evento junto com meu amigo Márcio Volkmann, um dos idealizadores do Roteiro Pão com Bolinho, muitos riram e diziam que era loucura. O mesmo foi com o Festival Gastronômico, criado em 2010 pelo SIHORBS e que hoje é uma realidade.

A partir de 2018, nós teremos uma empresa parceira que vai começar a comercializar o evento Roteiro Pão com Bolinho de forma mais profissional. Como a estrutura do sindicato é limitada, com dois colaboradores, uma empresa com uma equipe maior vendendo o evento, fará com que ele cresça e muito.

OBlumenauense: O nome dessa empresa já está definido?

Emil Chartouni: Sim, só falta apresentar à nova presidente e aos novos diretores. Mas não vejo possibilidade de rejeição, até porque é uma empresa sólida na nossa região. Tive uma reunião com eles nessa semana e eles tem a mesma linha de pensamento do SIHORBS.