segunda-feira, 6 dezembro 2021
InícioGeralTúnel na Barragem de Ituporanga é considerada uma das etapas mais complexas

Túnel na Barragem de Ituporanga é considerada uma das etapas mais complexas

Barragem-Ituporanga-vistoria_20-3-15_02

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

A Barragem de Ituporanga está com aproximadamente 56% das obras concluídas. Nesta sexta-feira (20), os trabalhos dos operários se concentraram no reforço das paredes do canal extravasor, após o túnel. A aplicação de concreto é para dar mais segurança na passagem da água e em alguns pontos, a espessura de massa sólida chega a quase 30 cm.

Com previsão de término em 3 meses, no momento está sendo construído o túnel que dará acesso ao canal extravasor, com 262m de extensão e abertura de 7m, por onde irá passar a água.  Serão mais 20 milhões de metros cúbicos retidos. Essa é considerada uma das etapas mais complexas da obra, composta pela sobre-elevação da barragem, que permitirá um novo sistema de operação.

Obras complementares também já estão sendo executadas, como a iluminação diferenciada, o isolamento com cercado da área da barragem, pavimentação da barragem. A expectativa é que no final de julho a obra seja finalizada. O tempo seco tem colaborado para o bom andamento dos serviços.

Após rápida reunião com o corpo técnico que conduz as obras de alteamento da Barragem de Ituporanga, o Secretário de Estado da Defesa Civil de SC, Milton Hobus caminhou na sexta passada pelo o canteiro de obras.

O mesmo cronograma se aplica a Barragem de Taió, que está com aproximadamente 52% concluído e recebeu uma nova comporta. Os trabalhos no local também estão em ritmo acelerado para que a entrega respeite o prazo.

Barragem-Ituporanga-vistoria_20-3-15_04

Barragem-Ituporanga-vistoria_20-3-15_01

Barragem-Ituporanga-vistoria_20-3-15_03

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS