quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioGeralOperação Regalia da DEIC prende diretor do Presídio de Blumenau

Operação Regalia da DEIC prende diretor do Presídio de Blumenau

Imagem de arquivo. Foto: Soni Robinson Witte

 

Por volta das 3h desta terça-feira (24), a Operação Regalia, cumpriu  39 mandados de prisão temporária e 27 de busca e apreensão; no Presídio Regional de Blumenau. Um dos presos é justamente o diretor do presídio, Elenilton Fernandes.

Junto com ele, foram detidos 12 agentes públicos (que atuam ou já atuaram no presídio), 26 detentos e familiares de presos. A operação mobilizou 130 agentes e policiais, envolvendo o Ministério Público, Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Polícia Militar e Departamento de Administração Prisional (Deap) de Santa Catarina.

Investigações conduzidas durante quatro meses, reuniram provas suficientes para que o Ministério Público pudesse oferecer a denúncia. Mas as prisões não aconteceram só em Blumenau. Cidades como Gaspar, Indaial, Pomerode, Itapema, Balneário Camboriú, Piçarras, Itajaí, Bombinhas e Porto Belo; também foram alvo da força tarefa.

Como antes já havia a reclamação de poucos agentes públicos no presídio em Blumenau, o que já era um problema, complica ainda mais agora. O promotor de justiça, Flávio Duarte, disse ao Jornal de Santa Catarina, que profissionais de Indaial e Itajaí irão reforçar o quadro da unidade prisional em Blumenau. Antes das prisões, eram 40 agentes, mas o Deap ainda não sabe dizer quantos virão para Blumenau, informação que deve ser confirmada ainda nesta terça-feira (24).

O fato é que neste ano, o número de tentativas e fugas que realmente aconteceram, tem assustado. Espero que as ações possam dar resultados e que agentes onde se comprove envolvimento, sejam punidos. Mas quando o diretor do presídio é preso, mostra a situação da segurança em nosso estado.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS