Tubarão martelo com cerca de 100 Kg e 2 m é capturado em Itapema

Foto: Jornal Itapema Itapema
Foto: Jornal Itapema Itapema

 

A rede de pescadores de um barco na praia de Meia Praia em Itapema estava cheia. Mas quando foi retirada, apareceu um tubarão martelo com cerca de 100 Kg e 2 metros de comprimento. O animal que está em processo de extinção ficou preso nas redes e acabou morrendo.

Mesmo com a chuva que caiu na cidade, muitas pessoas foram lá ver o animal. Um vídeo divulgado pela redes sociais mostra o peixe sendo transportado para dentro de um utilitário que seria dos pescadores. Segundo informações divulgadas, animal morto seria limpo para ser consumido.

Tubarão Martelo

O tubarão martelo não é considerado agressivo, nem oferece risco aos seres humanos. Classificado como espécie em estado de sobrepesca ou vulnerável, ela corresponde a 23% da população de tubarões existente no mar. Nessa época do ano eles circulam pelo oceano Atlântico atraídos por cardumes de peixes como a corvina, que são alvo dos pescadores.

A pesca do tubarão martelo é proibida por estar em processo de extinção. O Brasil é signatário de várias convenções internacionais que buscam coibir a pesca incidental de espécies ameaçadas. Em novembro outro tubarão martelo foi capturado acidentalmente em Barra Velha.

 

Foto: Jornal Itapema Itapema
Foto: Jornal Itapema Itapema