Três dicas para começar 2017 com as contas em dia

Por Tamires Kardauke

Entra ano, sai ano e as contas dessa época são sempre as mesmas: IPTU, IPVA, matrícula, material escolar, uniforme e tantas outras despesas que aparecem ao longo do ano. E é preciso muito planejamento para que essas contas não pesem no orçamento familiar. “A melhor forma para lidar com essas despesas logo no início do ano é planejar e programar uma reserva antecipadamente, já que elas surgem depois no Natal, viagens e festas de fim de ano, quando geralmente o orçamento é extrapolado”, explica a gerente da agência de Ituporanga da Unicred Blumenau, Patrícia Paes.

No entanto, uma alternativa para driblar o impacto de tantas despesas no orçamento são os créditos disponíveis no mercado, alguns deles, específicos para quitação de impostos, oferecido pela Unicred Blumenau. “Com dinheiro em mãos, é possível liquidar as dívidas e ainda garantir o desconto que os órgãos públicos oferecem. Outro benefício, é a unificação das parcelas de diversas despesas. Porém antes de contratar uma linha de crédito é importante avaliar a real necessidade e também os limites do orçamento familiar”, complementa. A especialista dá três dicas para quem quer começar o ano com as finanças em dia.

Confira:

Organize-se: o primeiro passo é ter consciência das despesas fixas mensais. Procure manter todas as contas em dia, economizando com juros desnecessários. Outra dica é anotar as principais despesas e receitas. Isso auxilia no controle dos seus gastos.

Olhe para sua renda: quanto mais se ganha, mais se gasta. Quando receber um aumento de salário, procure aumentar o valor que você reserva todos os meses. O ideal é que você tenha no mínimo seis meses de salário reservados em casos de imprevistos.

Reduza seus gastos: uma pessoa que tem controle dos seus gastos, sem dúvida, será bem sucedida financeiramente. No entanto, não é necessário ser um “chato economicamente correto”. Permita-se um gasto extra ou a realização de um sonho, sempre com cautela. Ser um consumidor e não um consumista já faz a diferença na saúde financeira. Outra dica para iniciar o hábito de poupar, é ter uma meta: uma viagem, um carro, uma casa, etc.