Trabalhos nas pontes do centro de Blumenau seguiram neste domingo (20/09).

 

 

 

 

Fotos: Soni Robinson Witte

Quem passou no Centro de Blumenau neste domingo (20/09/20) viu os operários trabalhando nas duas novas pontes que estão sendo construídas paralelas à outras. Uma delas fica ao lado da Desembargador Pedro Silva, sobre a foz do ribeirão Garcia, e próximo do Mausoléu. A intenção é otimizar o trânsito de quem vem no início da Rua 15 de Novembro e irá seguir pela Avenida Beira Rio.

A nova ponte terá 12,80m de largura, considerando que 8,40m são de pista e 4,40m para passeio compartilhado com ciclista. O prazo para execução da obra que teve a ordem de serviço assinada no dia 8 de junho é de dez meses.

O investimento da Prefeitura de Blumenau é de R$ 3,3 milhões, recurso viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do Orçamento Geral da União (OGU), do então senador da República, Dalírio Beber. A ponte foi batizada com o nome do comerciante Ruy Eduardo Willecke, em lei sancionada pelo prefeito no dia 16 de março de 2020.

Na semana passada o nosso colaborador Soni Robinson Witte, gravou um vídeo mostrando o transporte das cinco vigas de 90 toneladas cada e com 38 metros de comprimento, que estavam depositadas em um terreno próximo da Havan de Gaspar, às margens da rodovia Jorge Lacerda.

 

 

 

Já na frente do Castelinho da Havan, acontece a construção da ponte paralela à da Adolfo Konder pela mesma empresa da obra anterior. O investimento será de R$ 7,9 milhões, valor viabilizado com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) com previsão de ser entregue no primeiro trimestre de 2021.

A expectativa é que a obra otimize o fluxo de trânsito entre os bairros Centro e Ponta Aguda, junto com a revitalização da República Argentina. A prefeitura acredita que a mobilidade urbana da região terá um avanço significativo contemplando todos os modais, incluindo pedestres e ciclistas.

Por outro lado há quem critique as duas soluções achando que não irão ajudar muito. O fato é que qualquer opção será alvo de críticas, muitas delas com forte teor político.

 

Ponte ao lado da Desembargador Pedro Silva, no entorno do Mausoléu

 

 

 

Ponte ao lado da Adolfo Konder