Termina neste sábado (12/08) o período de adaptação ao novo sistema da Área Azul em Blumenau

A população teve apenas cinco dias para entender como funciona. Somente nos três primeiros, o novo modelo teve mais de duas mil taxas de pós uso (TPUs) emitidas.

Foto: Marcelo Martins [PMB]

Neste sábado (12/08/23), é o último dia do período de adaptação para o novo sistema de Área Azul de Blumenau. Foram apenas 5 dias para a população se acostumar, ou seja, quase nada.

Somente nos três primeiros, o novo modelo teve mais de duas mil taxas de pós uso (TPUs) emitidas. O número já era esperado por conta da necessidade de orientação e adaptação por parte dos usuários. Os condutores que receberam as TPUs não precisam fazer o pagamento da taxa que é emitida de forma zerada até hoje (12).

“Esse tempo foi considerado como um período de conhecimento do sistema, tendo as TPUs lançadas retiradas do cadastro dos veículos a partir do dia 14 de agosto. Dessa forma, na primeira semana, o sistema atua de forma informativa em relação às TPUs, orientando sobre as mudanças na forma de funcionamento, aquisição e cobrança da nova Área Azul”, explica o secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Alexandro Fernandes.

Aplicativo Rek Pay

Neste mesmo período, aproximadamente seis mil pessoas fizeram o cadastro pelo aplicativo Rek Pay (Android e iOS) para uso no estacionamento rotativo de Blumenau. Essas mesmas funções podem ser acessadas através do site rekpay.com.br. Nesses primeiros dias 75% dos pagamentos de Área Azul foram feitos por meio do aplicativo, já os outros 25% foram todos via parquímetro. E cerca de 850 smart cards foram emitidos.

“Para quem ainda não baixou o aplicativo em seu celular, nossa orientação é que baixe e faça o teste para entender como o sistema é simples. Os parquímetros estão disponíveis justamente para ajudar quem prefere fazer o pagamento sem usar a opção digital. Porém é justamente no digital que temos a comodidade de usar o fracionamento e acrescentar tempo mesmo à distância, quando necessário. Além da comodidade de saber os locais com vagas disponíveis e a opção de verificar em qualquer momento e lugar se existem TPUs registradas na placa do veículo ou não”, finaliza o Alexandro.