Santa Catarina enviou nova remessa de bolsas de sangue ao Rio Grande do Sul

HEMOSC abriu excepcionalmente suas unidades em oito cidades no sábado (4/05), conseguindo atrair 721 candidatos a doadores.

Foto: Divulgação Ascom/SES/SC

Na manhã desta segunda-feira (6/05/24), o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), enviou uma nova remessa de 100 bolsas de hemocomponentes ao Rio Grande do Sul. Esse envio se soma às 90 bolsas já remetidas na semana anterior, que incluíam plaquetas e outros hemocomponentes, para atender às necessidades emergenciais do estado vizinho.

O transporte do material foi realizado por um avião até Porto Alegre. O outro estava programado para ser enviado às 14h até o município de Passo Fundo (RS). Os hemocomponentes destinam-se a atender demandas específicas do HEMORGS, inclusive com o fornecimento de hemoderivados para pacientes hemofílicos.

No último sábado (4), o HEMOSC abriu excepcionalmente suas unidades em oito cidades, conseguindo atrair 721 candidatos a doadores, dos quais foram coletadas 618 bolsas de sangue. A ação visava reforçar os estoques para poder auxiliar efetivamente.

Patrícia Carsten, diretora-geral do HEMOSC, expressou gratidão pela rápida resposta da hemorrede na organização da coleta. “Nossa missão é fortalecer a esperança e salvar vidas. É com orgulho que enviamos nosso apoio aos nossos irmãos gaúchos”, afirmou.

Carmen Zanotto, secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, destacou o compromisso do estado em prover assistência contínua. “Agradeço imensamente aos voluntários que compareceram aos nossos centros de coleta e à equipe que dedicou seu sábado para que pudéssemos organizar esses envios. Continuaremos a apoiar o Rio Grande do Sul com todos os recursos que estiverem ao nosso alcance”, disse ela.