sexta-feira, 28 janeiro 2022
InícioClimaTerça-feira (16) com muita nebulosidade, chance de chuva e temperatura máxima de...

Terça-feira (16) com muita nebulosidade, chance de chuva e temperatura máxima de 29°C

Morro dos Tiago no final da Rua Urussanga, bairro Garcia | Foto: Claus Jensen

 

A temperatura alta pode dar uma leve trégua nesta terça-feira (16/01/18) em Blumenau, porque a máxima prevista é de 29°C. A mais baixa foi registrada às 5h quando estava 24°C e neste momento (9h32) está em 24,6°C. O que mais chama a atenção é a medição do nível do Itajaí Açu que está com 2 mm, segundo dados obtidos pela régua instalada na Ponte Adolfo Konder, no Centro. A umidade relativa do ar está em 89%.

A frente fria no mar associada ao cavado (área alongada de baixa pressão) no continente mantém a cobertura de nuvens com rápidas aberturas de sol e favorece a condição para chuva fraca no período da manhã. A partir da tarde a chuva se intensifica e ocorre em forma de pancadas com trovoadas. Temperatura máxima entre 27 e 29ºC. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a leste/sudeste.

Santa Catarina – Sol com muitas nuvens na maior parte do Estado, com mais nuvens no Litoral Norte e chuva fraca e isolada no Litoral Sul. Entre a tarde e noite aumento da nebulosidade, com pancadas isoladas de chuva em todas as regiões. Temperatura elevada especialmente no Extremo Oeste e Vale do Itajaí. O vento de ameniza a temperatura em relação aos dias anteriores no Litoral Sul. Vento sul a sudeste no litoral e de noroeste passando a sudeste durante a tarde nas demais regiões, fraco a moderado. Massa de ar quente e úmido com formação de áreas de instabilidade à tarde. Frente fria no oceano, altura do litoral do Estado.

 

Quarta-feira (17)

Blumenau – Presença de muitas nuvens em Blumenau e condição para chuva a qualquer momento do dia, especialmente na madrugada, quando ocorre com maior intensidade devido a um sistema de baixa pressão se forma no RS e se desloca por SC. Durante a noite, a medida que as áreas de instabilidade se afastam do município a condição para chuva diminui. Temperatura mínima entre 22 e 24ºC e máxima entre 27 e 29ºC. Ventos fracos a moderados de oeste/sudoeste.

Santa Catarina – Aberturas de sol pela manhã, com pancadas de chuva em todas as regiões a partir da tarde. Atenção para a condição de chuva mais intensa e melhor distribuída, no Oeste. Temperatura elevada com sensação de abafamento, vento sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral Sul. Massa de ar quente e úmido com formação de áreas de instabilidade à tarde. Frente fria no oceano, altura do litoral do PR e norte do Estado.

 

Quinta-feira (18)

Blumenau – O sol aparece por mais momentos contribuindo para elevação da temperatura, se comparada com os dias anteriores, condição que associada a alta umidade do ar e a perturbações em níveis baixos da atmosfera forma áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva rápidas e isoladas no fim do dia. A temperatura mínima varia entre 21 e 23ºC e máxima entre 31 e 33ºC. Ventos fracos a moderados de oeste/noroeste passando a sudoeste.

Santa Catarina – Na maior parte do dia, aberturas de sol e calor, com chuva fraca no Litoral e Vale do Itajaí na madrugada e com pancadas de chuva em todas as regiões a partir da tarde. Atenção para a condição de chuva mais intensa e melhor distribuída do Planalto ao Litoral na quinta, devido à intensificação de um sistema de baixa pressão no litoral de SC e RS. Temperatura elevada com sensação de ar abafado. Vento noroeste, com variações de sudeste no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Sexta-feira e sábado (19 e 20)

Blumenau -Elevação da temperatura, presença do sol por alguns momentos do dia e condição para pancadas de chuva com trovoadas no fim das tardes acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas. As temperaturas mínimas variam entre 21 e 23ºC e máximas entre 31 e 33ºC.

Santa Catarina – Predomínio de sol em todas as regiões, com pancadas muito isoladas de chuva entre a tarde e noite. Temperatura diminui em relação aos dias anteriores. Vento noroeste na manhã de sexta-feira, passando a sudeste no restante do período, fraco a moderado, com rajadas mais intensas do Meio Oeste ao Litoral.

 

Tendência para SC, entre 21 a 30 de janeiro de 2018

Na maior parte do período persistem as pancadas de chuva no Estado, localizadas e de curta duração entre a tarde e início da noite, devido ao calor e alta umidade típicas de verão. Chuva bem distribuída e com volumes elevados é prevista para 24 e 26/01. Temperaturas elevadas no período.

Fontes: AlertaBlu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS