sábado, 27 novembro 2021
InícioClimaTempo firme, com sol e variação de nebulosidade

Tempo firme, com sol e variação de nebulosidade

Foto: Marcos Fernandes

 

Neste momento (9h45min) a temperatura em Blumenau é de 26,1°C; com previsão de chegar aos 32°C nesta tarde de quarta-feira (11/04/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 6h, quando fez 20,9°C. O rio Itajaí está com 59 cm e a umidade relativa do ar em 66,1%.

As condições atmosféricas pouco mudam em relação aos últimos dias na região de Blumenau. Ao longo da quarta-feira a massa de ar seco segue mantendo o tempo firme, com sol e variação de nebulosidade. A temperatura se eleva rapidamente e à tarde faz calor, com máxima entre 30 e 32°C. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a nordeste/sudeste a partir da tarde.

Santa Catarina – O tempo segue firme com predomínio de sol em todas as regiões. Pequena chance de chuva ocasional e passageira à noite na faixa litorânea em Florianópolis e Litoral Norte. Temperatura elevada, com máximas acima de 30°C no Oeste, Meio oeste, Vale do Itajaí e Litoral. Vento nordeste com variação de norte no Oeste e Meio Oeste, fraco a moderado com rajadas. Uma massa de ar seco sobre o Sul do Brasil. Circulação marítima, umidade que chega do mar no período noturno na faixa litorânea.

 

Quinta-feira (12)

Blumenau – Tempo firme e predomínio de sol entre nuvens em Blumenau devido a atuação da massa de ar seco. Com a umidade do ar mais baixa, a tendência é de um dia com maior amplitude térmica. No inicio da manhã com mínima entre 18 e 20°C e à tarde máxima entre 31 e 33°C. Ventos de noroeste passando a sudeste ao final do dia com intensidade entre fraca e moderada

Santa Catarina – Tempo estável com sol e calor em boa parte do dia em todas as regiões. A partir da tarde mais nebulosidade do Planalto ao Litoral, com chuva localizada e momentânea em Florianópolis e Litoral Norte. Temperatura alta, com máximas acima de 30°C em boa parte do Estado, podendo chegar a 35 e 36°C em algumas localidades do Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte, devido à condição de pré-frontal (frente fria no RS). Vento nordeste a noroeste virando para sul no final do dia em áreas próximas à divisa com o RS do Oeste ao Planalto Sul, fraco a moderado com rajadas. Uma massa de ar seco e quente sobre o Sul do Brasil. Circulação marítima, umidade que chega do mar no período noturno na faixa litorânea.

 

Sexta-feira (13)

Blumenau – Sol entre nuvens, com ventos de quadrante norte favorecem a elevação da temperatura e à tarde faz calor. A partir da tarde a passagem de uma frente fria pela costa de SC associada a um cavado (área de baixa pressão alongada) no continente favorece a formação de áreas de instabilidade que trazem condição para pancadas de chuva mal distribuída e trovoadas. Mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 31 e 33°C.

Santa Catarina – Presença de sol com mais nuvens entre a tarde e noite no Extremo Oeste e Oeste. Nas demais regiões mais nebulosidade, com pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde, devido à formação de áreas de instabilidade com o avanço de uma frente fria pelo oceano, na altura do litoral. Temperatura diminui em relação aos dias anteriores, porem com umidade relativa do ar elevada dando sensação de ar abafado. Vento sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas do Planalto ao Litoral.

 

Sábado (14)

Blumenau – Ao longo do dia, a frente fria se afasta de Santa Catarina, porém o cavado (área alongada de baixa pressão) em baixos níveis da atmosfera e a entrada de ar úmido vindo do mar mantém o tempo instável. A chuva ocorre a qualquer momento do dia, intercalada com períodos de melhoria. Há risco de temporais isolados, acompanhados de trovoadas e chuva forte de curta duração, especialmente entre a tarde e a noite. Mínima entre 20 e 22°C e máxima entre 24 e 26°C.

Santa Catarina – Tempo instável com muitas nuvens e chuva no decorrer do dia, mais persistente com céu encoberto e volumes de precipitação mais significativos no Litoral. Temperatura amena, com sensação de ar abafado.  Vento sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (15)

Blumenau – A circulação marítima deixa o céu nublado e no decorrer do dia chuva fraca e isolada se alternam com períodos de melhoria. Mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 25 e 27°C.

Santa Catarina – Muitas nuvens alternando com aberturas de sol. No decorrer do dia ocorre chuva ocasional na faixa litorânea e pancadas isoladas de chuva do Extremo Oeste ao Meio Oeste, entre a tarde e noite. Temperatura amena com sensação de ar abafado pela manhã e diminuição acentuada a partir da tarde, devido à aproximação de uma massa de ar seco pela Argentina e Uruguai. Vento sudeste, com variações de leste do Oeste ao Planalto, fraco a moderado com rajadas.

 

Tendência para SC, entre 16 a 25 de abril de 2018

No Litoral de Santa Catarina mais nebulosidade e chuva com frequência, devido aos ventos úmidos do oceano, acumulando valores mais significativos no Litoral Norte. No interior do Estado, especialmente no oeste, o tempo firme com predomínio de ar seco e mais quente a partir de 17/04 mantém a condição de veranico durante o período. No leste de SC o período começa com temperatura amena devido à nebulosidade e a chuva.

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS