domingo, 9 maio 2021
Início Eventos "Suas mãos podem falar em silêncio" reuniu deficientes auditivos em Blumenau

“Suas mãos podem falar em silêncio” reuniu deficientes auditivos em Blumenau

 

 

Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

 

Falar em silêncio. À primeira vista a frase pode até soar estranha, mas faz todo o sentido para as mais de 80 pessoas que participaram na última quarta-feira (25/09/19), de um encontro para deficientes auditivos sediado pela Câmara de Vereadores de Blumenau.

O objetivo foi justamente buscar um espaço onde a comunidade surda pudesse se expressar e garantir ações de acessibilidade. O grupo discutiu ainda a importância da implantação de uma central de intérprete de Libras, facilitando a comunicação tanto no setor público quanto no privado.

Daiane Mantoanelli, que participa do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiencia (CONAD), esteve no encontro e elogiou a iniciativa, uma das primeiras oportunidades de debater o tema na cidade: “É importante somarmos esforços coletivos para garantir a aplicabilidade da Lei Brasileira de Inclusão no que se refere aos direitos das pessoas com essa deficiência”.

A estimativa é que mais de 7,5 mil pessoas em Blumenau possuam deficiência auditiva. Neste âmbito, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Lanzarim destaca o trabalho realizado pelas entidades e reconhece que é possível avançar no que diz respeito ao atendimento e suporte para facilitar o diálogo.

“Tanto a Associação dos Surdos de Blumenau (Asblu) quanto a Associação Blumenauense dos Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada) realizam um trabalho excepcional no apoio ao desenvolvimento e a adaptação das pessoas com deficiência na comunidade. Mas ainda temos um caminho longo no quesito acessibilidade, que precisa e deve evoluir. Até por isso pensamos neste encontro”.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS