Sorteios na internet atraem consumidores

Buscando visibilidade e o maior número de seguidores nas redes sociais, as promoções realizadas na internet ganharam muitos adeptos e interessados, tanto em sortear quanto em ganhar. A verdade é que a chance de conquistar algo sem fazer um grande investimento é um recurso utilizado pelo comércio desde muito tempo, principalmente durante as festas de fim de ano, quando as vendas superam qualquer expectativa. A assistente de marketing Tatiane Deschamps, de 29 anos, começou a participar ativamente de promoções quando entrou no twitter, em 2009. A preferência por sorteios virtuais é maior, mas ela não perde promoções que envolvam carros e casas como prêmio. “É emocionante poder ganhar algo muito legal sem gastar dinheiro. Já perdi a conta de quantas vezes fui sorteada”.

Para a psicóloga e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Caroline Brüning, as pessoas são motivadas a participar de promoções porque o esforço exigido é menor do que passar pelo processo de aquisição. “Não existe aquela máxima ‘de graça até injeção na testa’? As pessoas se interessam por aquilo que não interfira no bolso”, explica. Contudo, também existem pessoas que além de participar, gostam de promover sorteios. Este é o segundo ano que a empresária Marcianita Tomio fecha parceria com a CDL Blumenau para o Natal de Sorte. “Estamos a 50 anos no comércio da cidade. Além de ser uma empresa daqui, somos um dos primeiros associados da CDL. Sabemos que a campanha envolve toda a comunidade e temos sido muito felizes nas premiações, que tem ficado nas mãos de pessoas que realmente precisam”, comenta Marcianita.

O Natal de Sorte é promovido pela CDL Blumenau desde 2009, premiando aqueles que prestigiam as lojas associadas nas compras de Natal e Ano Novo. A expectativa é de que as vendas em 2013 sejam 2% superiores as do ano passado e para alavancar os números, a promoção começa nesta segunda-feira (11/11) com a distribuição de cupons para aqueles que realizarem compras acima de R$ 50. Mais de 220 lojas já aderiram à campanha e o nome do primeiro sortudo sai dia 10 de dezembro.

Oficina das palavras | Sabini Roncaglio