Sistema do Ministério de Trabalho compromete emissões de carteira em Blumenau

carteira-trabalho-trabalhador

A Praça do Cidadão e a Intendência Distrital da Vila Itoupava suspenderam a abertura de protocolos para a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social. Com isso, o serviço está sendo oferecido apenas na Intendência Distrital do Garcia (Rua Progresso, 167) de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 10h e das 13h às 15h.

Segundo o diretor Jairo dos Santos, na Praça do Cidadão, um problema no sistema está sendo ocasionado, porque a senha de acesso e do leitor óptico, não foram liberados pelo Ministério do Trabalho. O aparelho é necessário para coletar impressões digitais para a confecção das carteiras. A Intendência da Vila Itoupava, por sua vez, está com a emissão do documento suspensa em virtude de problemas técnicos.

Muitas pessoas que foram à Praça do Cidadão na Prefeitura de Blumenau e foram encaminhadas à Intendência do Garcia, onde encontraram enormes filas. O problema é que eles estavam atendendo somente 20 senhas de manhã e outras 20 no período da tarde. Outra reclamação é em relação ao horário de atendimento colocado no cartaz. Ele informa que é até às 17h, mas muitas pessoas na fila informaram que o horários vão somente até às 15h. Ou seja, duas horas mais cedo. O vídeo gravado pelo blogueiro Jaime Batista da Silva mostra a revolta da população pela desinformação.

 

 

Ainda de acordo com Jairo, um pedido oficial reivindicando melhorias no serviço foi enviado em outubro de 2015 à Gerência Regional de Trabalho e Emprego em Blumenau, mas não obteve retorno. “Nós entendemos a posição da população e buscamos a compreensão de todos”, comenta Jairo. “Garanto que estamos tentando de tudo para atender a todos com qualidade. Oferecemos espaço, servidores, treinamento e agilizamos o processo, mas precisamos da cooperação da Gerência”.

 

Competência do Governo Federal

A emissão de carteiras de trabalho é de responsabilidade exclusiva do Governo Federal. Para facilitar o acesso do cidadão ao serviço, a Prefeitura firmou uma parceria para poder realizar a abertura de processos para emissão do documento nas Intendências Distritais e na Praça do Cidadão.

Outro fator que prejudica o andamento da liberação de carteiras de trabalho, segundo a prefeitura, foi a interdição do prédio do Ministério do Trabalho em Blumenau. Com as dificuldades enfrentadas no sistema utilizado para emissão do documento e a falta de equipamentos, a abertura de processos só está sendo realizada na Intendência do Garcia.

 

Documentos necessários

  • Identidade original e cópia (Carteira Nacional de Habilitação não é aceita como identificação para Carteiras de Trabalho);
  • CPF original e cópia;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Título de Eleitor (caso tenha);
  • Comprovante de residência;
  • Número de telefone de Blumenau;
  • Foto tamanho 3×4 recente;
  • Para solicitar 2ª via da Carteira de Trabalho é necessário levar todos os documentos exigidos para emissão da 1ª via mais a Carteira de Trabalho anterior (em caso de inutilização ou continuidade) ou o Boletim de Ocorrência (em caso de perda ou extravio).