sexta-feira, 5 março 2021
Início Economia SIMMMEB lança a 6ª edição da Semana da Indústria

SIMMMEB lança a 6ª edição da Semana da Indústria

Foto: divulgação

 

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (SIMMMEB) lançou oficialmente nesta quarta-feira (23 de agosto) a 6ª edição da Semana da Indústria, que acontece entre os dias  11 a 14 de setembro.

A programação conta com palestras – aberta ao público –, apresentação de cases de sucesso, rodada de negócios e, ao final, um coquetel para os associados. Para participar basta se inscrever pelo site oficial do evento. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade.

Durante a Semana da Indústria será lançado um site para divulgar o setor eletrometalmecânico de Blumenau e região. Inicialmente ele será voltado para o mercado cervejeiro, com equipamentos e empresas do setor que já comercializam maquinários ou soluções para o segmento.

O setor cervejeiro está em um excelente momento, por isso foram criadas em 2017 duas iniciativas. Uma delas é o Grupo de Trabalho Mercado Cervejeiro, que consiste em reuniões mensais de empresários que desejam conhecer melhor o mercado ou tenham interesse em contribuir através da fabricação de maquinários ou prestação de serviços.

As segunda é o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva Eletrometalmecânica para o Polo Cervejeiro de Blumenau e Região. Esse projeto envolve uma programação mais extensa, que capacita os associados na Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) a prestar consultoria individual das empresas, mapear oportunidades, realizar a rodada de negócios (SEBRAE) e  promove a participação na Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, em São Paulo.  A ESCM foi primeira instituição de ensino superior da América Latina focada exclusivamente no setor de bebidas.

Todo este acompanhamento dá suporte para os associados iniciarem ou modernizarem a fabricação de máquinas, equipamentos e soluções voltadas ao mercado cervejeiro. O programa tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

SIMMMEB e o setor eletrometalmecânico

O SIMMMEB foi criado em 1953 com o propósito de fortalecer o setor eletrometalmecânico e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Atualmente conta com mais de 200 empresas no quadro associativo, se destacando pela qualidade dos produtos e serviços. Em julho, o SIMMMEB conquistou o Prêmio Catarinense da Excelência, demonstrando todo o potencial que fortalece cada vez mais a entidade e as empresas associadas.

Em Blumenau, o setor eletrometalmecânico emprega mais de 9,4 mil pessoas, em mais de 500 estabelecimentos. Juntos, eles respondem por mais de 10% de tudo o que é exportado na cidade. A remuneração média dos profissionais é de R$ 2,8 mil, valor acima do que é pago no estado. As micro e pequenas empresas são as que mais empregam, correspondendo a pouco mais de 48% do total de vagas.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS